Nova VW Kombi elétrica ganha versão longa e fica parecida com a antiga

Van elétrica destinada ao mercado norte-americano tem 30 cm a mais de entreeixos em relação à configuração europeia


Apenas o formato de 'Pão-de-Forma' é igual à Kombi antiga
Foto: Divulgação
Apenas o formato de 'Pão-de-Forma' é igual à Kombi antiga

Assim como o Volkswagen Fusca , a Kombi  é uma paixão mundial e tem seus adeptos em cada canto com direito a clubes e tudo mais. Apostando nesse histórico, a marca lançou o ID.Buzz , uma van elétrica com estilo retrô e cinco lugares. Porém, fazia falta uma versão maior e capaz de levar sete pessoas. Fazia….


A versão do modelo para os mercados norte-americanos acaba de ser revelada. A principal novidade é o entre-eixos 30 centímetros mais longo, o que permitiu a instalação de uma terceira fileira de bancos,  facilidade que sempre foi associada ao antigo modelo. Com o aumento, o comprimento chegou a 4,96 metros.

Foto: Divulgação
As porta corrediças lembram ao dos modelos mais antigos


Esteticamente falando, somente o layout lembra o da clássica Kombi, a exemplo do formato “Pão de forma” , bem como alguns elementos como sistema de abertura de portas deslizantes e bancos que podem ser removidos, ampliando a capacidade do porta-malas. Outra característica é o símbolo da Volkswagen iluminado na frente.


De acordo com a VW, o veículo conta com novo motor elétrico de 210 kW (286 cv) . Em ambos os modelos, a van elétrica vai poder ir de zero a 100 km/h em 7,9 segundos, mais rápida que o Polo GTS . Além dessa unidade, a marca alemã promete para 2024 uma versão com tração nas quatro rodas (GTX) com potência de 250 kW (339 cv) que poderá atingir os 100 km/h em apenas 6,4 segundos. A despeito da potência, a velocidade final é limitada a 160 km/h, pois isso ajuda a não exaurir as baterias. 

Foto: Divulgação
VW ID Buzz traz toda a tecnologia embarcada como Head-up Display e multimídia de última geração


Antenado às novas tendências do mercado mundial, o ID. Buzz conta com head-up display (tela que projeta dados no para-brisa, evitando que o motorista se distraia ao olhar para fora do campo de visão em movimento), sistema atualizado de informação e entretenimento de última geração e estacionamento remoto via smartphone. 


Na espaçosa cabine, há um teto solar panorâmico de 1,5 m² de alta tecnologia que remete às Kombis antigas e traz de volta memórias da lendária  Samba Bus dos anos 50, a versão mais valorizada do modelo original. Com sistema inteligente, o vidro do teto pode mudar do modo  transparente para opaco e vice-versa usando o controle deslizante de toque ou o assistente de voz. As versões norte-americanas também terão bancos com ar-condicionado.

Foto: Divulgação
O VW ID Buzz conta com capacidade para até sete passageiros e fileiras podem ser removidas


Os veículos da linha “Buzz” serão produzidos na fábrica principal da Volkswagen Veículos Comerciais de Hanover, Alemanha, e as primeiras entregas começarão a serem feitas em 2024 nos EUA e logo depois na Europa, que também deverá contar com uma versão mais longa, como o Multivan e o Bulli T6.1 . A estreia da versão europeia será durante o Festival em Hanover de 23 a 25 de junho.

No entanto, os valores ainda não foram divulgados e, ao que tudo indica, só saberemos bem mais para a frente, quando os modelos estiverem próximos de serem lançados em seus respectivos mercados, em 2024.