BYD registra carro elétrico compacto de R$ 50 mil no Brasil

Modelo subcompacto deve incomodar Kwid E-Tech e JAC E-JS1 e pode chegar em breve, confira:

BYD Seagull faz sucesso na China, e vendeu 14 mil unidades em um mês
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BYD Seagull faz sucesso na China, e vendeu 14 mil unidades em um mês

A chinesa BYD registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o design do Seagull , seu menor carro elétrico, que pode estar no radar de lançamentos para o Brasil, e tem chances de estremecer o segmento.

O veículo foi lançado este ano na China, com preços entre R$ 50.110 e R$ 61.000 em conversão direta. A BYD já confirmou para o Brasil a importação do SUV elétrico de 1.000 cv , e com o registro do subcompacto, pode fazer a linha nacional ficar similar à chinesa.

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BYD Seagull nos registros do INPI

Com desenho apostando em linhas retas e ângulos bem pronunciados, o subcompacto mede 3,78 metros de comprimento , 1,71 m de largura e 2,5 m de distância entre-eixos , tendo dimensões um pouco maiores que o  Renault Kwid E-tech e o Jac E-JS1 . O Kwid elétrico é oferecido atualmente por R$ 149.990, enquanto o Jac sai por R$ 145.900.

O Seagull (Gaivota, em inglês) compartilha plataforma com o SUV  Yuan Plus e com o Dolphin (Golfinho), que deve chegar ao Brasil em breve e já foi flagrado rodando sem camuflagem por Campinas, segundo o portal Use Elétrico .

O Seagull é o elétrico mais barato oferecido pela marca na China e deve ocupar o mesmo posicionamento no Brasil. Considerando os impostos de importação, o modelo deve ser oferecido por cerca de R$ 150 mil , ou até mesmo um pouco mais caro.

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Apesar de parecer muito pequeno, BYD Seagull é pouco maior que o Renault Kwid

O que pode encarecer o Seagull é a oferta de equipamentos, lista que conta com airbags laterais, controle de estabilidade e até assistente de estacionamento.

As versões topo de linha na China trazem ainda controle de cruzeiro adaptativo (piloto automático), frenagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de saída de faixa.

Seus rivais por aqui oferecem apenas controle de estabilidade e sensor de estacionamento, com o Jac E-JS1 contando com apenas dois airbags, enquanto o Kwid já oferece airbags frontais e laterais.

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Cabine se destaca por central multimídia e estofado em duas cores

A cabine será similar à já vista por aqui no Yuan Plus, já que compartilham a mesma plataforma e também fazem parte da mesma “família”. Os modelos utilizam o mesmo volante e o mesmo padrão com uma tela 7 polegadas para as informações principais e uma 11 polegadas para a central multimídia , que pode ser posicionada tanto na vertical quanto na horizontal.

O compacto conta com um motor elétrico capaz de entregar 55 kW (74 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque. As baterias têm capacidade de 30 ou 38,8 kWh, com autonomia entre 305 km e 405 km . Vale ressaltar que esse alcance é medido pelo padrão chinês, conhecido por ser um dos mais otimistas, e, considerando o novo padrão de medição do Inmetro , esses valores devem ser bem mais baixos por aqui.

Para efeito de comparação, o Kwid E-Tech tem apenas 65 cv de potência, e suas baterias de 26,8 kWh oferecem até 185 km de autonomia no ciclo PBEV do Inmetro.

É capaz de que o Seagull seja o principal lançamento da marca para 2024, já que, até o momento, o modelo ainda não foi flagrado em testes por aqui.