Minivan elétrica da Volvo é flagrada; lançamento será ainda este ano

Modelo já foi confirmado para concessionários chineses, e foi vista sob forte camuflagem no país asiático

Foto: Reprodução
Protótipo de testes já roda com linguagem visual da Volvo, faróis são inspirados no EX90

A Volvo vem se tornando referência no mercado de SUVs 100% elétricos entre as fabricantes europeias e, após o lançamento do EX30 , irá se aventurar no segmento das minivans , com imagens de um  veículo de testes aparecendo na rede social chinesa Weibo .

Durante um evento voltado para os concessionários chineses em janeiro, um slide mostrava que a marca teria três lançamentos em 2023: EX90 Excellence , um SUV compacto e um MPV (sigla em inglês para veículo multi propósito), que conhecemos como minivan . O SUV compacto era o EX30, já lançado globalmente e que chegará ao Brasil em 2024 , faltando apenas a minivan. 

Segundo o portal Car News China , a minivan irá compartilhar plataforma com o Zeekr 009 , empresa que, assim como a Volvo, é de propriedade da Geely . O 009 é equipado com dois motores elétricos que se combinam para 544 cv de potência e 69,9 kgfm de torque , o suficiente para levar os 2.830 kg da minivan de zero a 100 km/h em 4,5 segundos.

Foto: Divulgação
Visual do Zeekr 009 é bem fora do comum, mas não irá interferir no modelo da Volvo

A minivan chinesa mede 5,2 metros de comprimento , 2 m de largura, 1,87 m de altura e 3,2 m de entre-eixos. Suas dimensões são próximas a de concorrentes do subsegmento de vans luxuosas como Mercedes-Benz Vito , Lexus LM , Buick GL8 e Hyundai Staria .

Foto: Divulgação
Interior do Zeekr 009 é no padrão 2-2-2 e pode ser aplicado na van da Volvo

As imagens que apareceram na rede social mostram o interior de longe e parece ser exatamente o mesmo da minivan da Zeekr , entretanto, pode se tratar apenas de um veículo de testes . É possível enxergar também uma pequena parte dos faróis, que possuem o mesmo formato já apresentado no EX90 , maior SUV da marca e responsável por ditar as tendências de design da Volvo

Foto: Reprodução
Forte camuflagem não denuncia nenhum detalhe da seção traseira

A traseira não revela muito, mas chama a atenção o fato das luzes de seta e de freios compartilharem o mesmo espaço quadrado. Entretanto, a moldura plástica ao redor indica que essa peça deve ser utilizada somente para a realização dos testes.

Apesar do modelo já ter sido confirmado para o mercado chinês, a novidade deve ser oferecida em outros mercados, já que a presença global da Volvo é mais forte que a da Zeekr.