10 carros elétricos que chegam ao Brasil em 2024

Se 2023 foi o ano dos carros elétricos no Brasil, 2024 promete ainda mais lançamentos, apesar do retorno gradual dos impostos de importação para carros eletrificados. Separamos alguns modelos que chegarão ao mercado nacional neste ano; Confira!

1 - BYD Dolphin Mini

Cotado para ser um dos carros elétricos mais acessíveis do Brasil, o Dolphin Mini é um sucesso de vendas na China e será a principal aposta da marca chinesa. Medindo 3,78 m de comprimento, ele é um pouco maior que o Renault Kwid E-Tech, mas tem capacidade para apenas 4 ocupantes.

Divulgação

2 - JAC Y3

A JAC é uma das pioneiras no mercado de carros eletrificados no Brasil e irá ampliar sua gama com o Y3 (ou Yiwei 3). Medindo 4,02 m de comprimento, sendo 2,62 m de entre-eixos, suas dimensões são próximas às apresentadas pelo BYD Dolphin, seu principal rival.

Divulgação

3 - BMW i5

A BMW já confirmou que 2024 será movimentado. Serão pelo menos 15 novidades, além de aumento na produção na fábrica em Araquari (SC). A primeira novidade será o sedã série 5, que chegará em sua versão exclusivamente elétrica. A BMW ainda não confirmou a versão oferecida por aqui, mas na Europa, o sedã de 5,06 m de comprimento pode contar com até 601 cv e 83,7 kgfm de torque.

Divulgação

4 - BMW iX2

Na sequência, a marca alemã irá trazer a nova geração do SUV X2, que chegará em suas versões à gasolina e também elétrica. A opção 100% elétrica mede 4,55 m de comprimento e entrega 313 cv de potência e tração nas quatro rodas. A novidade será posicionada entre os SUVs iX1 e iX3 na gama da marca alemã.

Divulgação/BMW

5 - Citroën Ami

Lançado em 2020, esse “microcarro” da Citroën pode ser enquadrado como quadriciclo em algumas legislações. Ainda não se sabe como a novidade será interpretada pela lei brasileira, mas a Stellantis confirmou que irá oferecer o Ami por aqui. Medindo 2,4 m de comprimento, e com capacidade para apenas dois ocupantes, o Ami consegue rodar cerca de 75 km e conta com um motor elétrico de 8,2 cv.

Divulgação

6 - Hyundai Ioniq 5

O Grupo Caoa é o responsável por oferecer no Brasil os modelos importados da Hyundai. Para 2024, a grande novidade será o Hyundai Ioniq 5, 100% elétrico e com visual inspirado no primeiro carro dos sul-coreanos. Apesar de parecer um hatch compacto, ele mede 4,63 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 3 metros, ou seja, é maior que um Hyundai Tucson, por exemplo.

Divulgação

7 - Peugeot e-2008

2024 será um grande ano para a Peugeot. O SUV 2008 irá enfim ganhar uma nova geração, o que pode fazer com que a marca aproveite para trazer a versão elétrica e-2008 com o visual atualizado. Ainda não há confirmação pela marca francesa, mas a lógica seria trazer o elétrico junto do lançamento da opção a combustão, visto que a atual geração não é mais oferecida na Europa.

Reprodução/Peugeot

8 - Kia EV9

Durante o evento de celebração dos 30 anos da Kia no Brasil no ano passado, o presidente da marca no Brasil, José Luiz Gandini, confirmou a chegada do SUV EV9. Na ocasião, Gandini antecipou que as primeiras unidades já estavam a caminho do país para homologação. Medindo 5,01 m de comprimento e 3,1 m de entre-eixos, o SUV de sete lugares chegará ainda no primeiro semestre.

Divulgação

9 - Omoda 5

A Omoda é uma das novas marcas chinesas que chegarão ao Brasil em 2024. De propriedade da Chery, sua representação por aqui será independente. Seu primeiro lançamento será o “Omoda 5”, que terá versões híbridas e uma exclusivamente elétrica. Medindo 4,4 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 de entre-eixos, o Omoda 5 é um pouco maior que um Honda HRV.

Divulgação

10 - Chevrolet Blazer EV

Após encerrar a produção dos elétricos Bolt e Bolt EUV, a Chevrolet irá apostar em carros elétricos mais luxuosos e modernos. O Brasil irá se beneficiar disso, já que o Blazer EV tem o desembarque previsto para o nosso país já neste ano. Apesar do nome remeter ao SUV baseado na S10, a novidade não possui nenhuma ligação com o antecessor. A versão mais potente terá 564 cv de potência e 89,6 kgfm de torque.

Divulgação

Veja mais Top Stories