![BYD Dolphin sendo carregado por um wallbox BYD Dolphin sendo carregado por um wallbox](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0f/rb/xe/0frbxe8nh01v7ro7huqh16hps.jpg)
A crescente demanda por veículos elétricos em todo o mundo está moldando o mercado automotivo. No Brasil, já estamos vendo os efeitos, com a chegada de empresas como BYD e GWM , o que está levando a uma redução nos preços de vários modelos que já estão sendo vendidos há anos . O apelo é simples: veículos tecnológicos, econômicos, com baixas emissões, confortáveis e com preços acessíveis pelo o que entregam. E essa tendência pode se fortalecer ainda mais com os planos de uma empresa estatal chinesa que podem impactar diversos países, inclusive o Brasil.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), o principal órgão de planejamento estatal da China, enxerga uma intensa batalha de preços entre montadoras que oferecem carros elétricos e híbridos plug-in. Segundo a estatal chinesa, a oferta de veículos elétricos deverá aumentar já em 2024, com um aumento de 2,1 milhões de unidades vendidas de veículos elétricos e híbridos plug-in no país asiático.
![Fábrica da BYD em Shenzhen, na China Fábrica da BYD em Shenzhen, na China](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5o/ji/xg/5ojixgwxxjolp8p8xcysx8acm.jpg)
Além disso, as três maiores fabricantes de veículos com tecnologia eletrificada - BYD, Aito e Li Auto - planejam aumentar suas vendas em 2,3 milhões de entregas neste ano. No mercado chinês, estão previstos cerca de 150 lançamentos , sendo que 110 deles serão modelos elétricos ou híbridos plug-in. Isso indica uma concorrência acirrada, o que deve impulsionar ainda mais a oferta e demanda por esses veículos.
A NDRC também prevê uma redução no custo de fabricação das baterias, componente vital para esses veículos, devido às economias de escala resultantes da produção em larga escala, o que pode reduzir os custos entre 5% e 10%. Essa estratégia já está sendo posta em prática, com a BYD e sua submarca de luxo, a Denza, reduzindo os preços de cinco modelos em 7,15% e 9,7%, respectivamente.
![BYD Qin Plus BYD Qin Plus](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6k/2v/72/6k2v72v8mg2gm4xwkcfeznhnm.jpg)
Essa notícia é positiva para o mundo todo, já que uma parte significativa dos veículos elétricos é importada da China, que desempenha um papel fundamental nesse mercado. Os reflexos dessa tendência devem ser sentidos no Brasil em um futuro próximo.