Stellantis se prepara para conter avanços da BYD com modelos baratos e bem equipados
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Stellantis se prepara para conter avanços da BYD com modelos baratos e bem equipados

A BYD está conquistando muitos clientes ao redor do mundo, o que faz alguns fabricantes repensarem suas estratégias para tentar oferecer produtos interessantes para incomodar a fabricante chinesa. Foi o que a Stellantis precisou fazer e adquiriu parte da chinesa Leapmotor , que chegará ao Brasil no fim de 2024, segundo comunicado emitido pelo conglomerado

Fundada em 2015, a Leapmotor nasceu como uma empresa específica de carros elétricos. Nos últimos anos, a fabricante atraiu interesse do grupo Volkswagen, por exemplo, mas foi a Stellantis quem adquiriu 20% da fabricante e conta com 51% da Leapmotor International , pensando na expansão da marca chinesa. 

Quais os carros da Leapmotor?

O principal modelo da Leapmotor é o T03 , lançado em Março de 2020. Esse deve ser o modelo escolhido para chegar no mercado brasileiro, visto que é pequeno e acessível. Custando 49.900 yuan, o equivalente a R$ 36.182,68. Em comparação, o  BYD Dolphin Mini na China custa 69.800 yuan, o que equivale a 50.612,25. Considerando esses valores, é possível que o T03 chegue no Brasil custando menos que os R$ 115.800 do Dolphin Mini , entretanto, os impostos devem fazer o modelo chegar acima dos 100 mil reais. 

Medindo 3,62 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,57 m de altura e 2,4 m de entre-eixos, o T03 é um pouco maior que o Fiat Mobi , modelo mais acessível da Stellantis no Brasil atualmente.

Leapmotor T03 Divulgação
Leapmotor T03 Divulgação
Leapmotor T03 Divulgação
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Leapmotor T03 Divulgação
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Leapmotor T03 Divulgação
Leapmotor T03 Divulgação
Leapmotor T03 Divulgação
Leapmotor T03 Divulgação

O interior é bem básico, mas conta com uma central multimídia de 10,1 polegadas sensível ao toque e painel de instrumentos de 8” e capacidade para apenas quatro ocupantes, assim como o concorrente chinês e o Renault Kwid E-tech.

Debaixo do capô, o T03 conta com um motor elétrico dianteiro de 75 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, números próximos aos do Dolphin Mini . As baterias são de 36,5 kWh de capacidade e são produzidas com íons de lítio e garantem autonomia de 265 km no ciclo WLTP, que será reduzido nos padrões do Inmetro.

O modelo conta com suporte a carregamento automático e garantia de 8 anos e 150 mil km para as baterias no mercado chinês. Além disso, entre os equipamentos de série, estão três câmeras externas, 12 radares e condução autônoma de nível dois. É possível que muitos desses equipamentos sem deixados de lado para manter o preço mais acessível.

Além disso, a tecnologia da Leapmotor pode ser utilizada pela Stellantis para fabricar o primeiro carro elétrico nacional do grupo. É possível que a companhia comece a acelerar os planos de produção nacional após a BYD iniciar a fabricação local.

Leapmotor C10

Leapmotor C10 Divulgação
Leapmotor C10 Divulgação
Leapmotor C10 Divulgação
Leapmotor C10 Divulgação
Leapmotor C10 Divulgação
Leapmotor C10 Divulgação
Leapmotor C10 Divulgação
Leapmotor C10 Divulgação
Leapmotor C10 Divulgação
Leapmotor C10 Divulgação

Junto do T03, o C10 faz parte do plano de expansão global da Leapmotor. O C10 é o primeiro SUV desenvolvido pela marca com ambições de ser vendido em todo o planeta. Utilizando baterias de lítio-ferro fosfato (LFP), o C10 tem autonomia declarada pela fabricante de 420 km no ciclo WLTP e cinco estrelas no teste de impacto E-NCAP.

Com capacidade para cinco ocupantes, o C10 mede 4,73 m de comprimento, 1,9 n de largura e 1,68 m de altura, com 2,82 m entre os eixos, ou seja, dimensões próximas a modelos como Jeep Commander e BMW X3, por exemplo.

No interior é possível ver teto panorâmico, carregador de celular por indução e bastante espaço para os ocupantes traseiros. A expectativa, na China, é que as primeiras unidades cheguem aos concessionários no início de 2025 com preços entre 150 mil e 200 mil yuan, o equivalente a R$ 107 mil e R$ 142 mil yuan, preços próximos ao do BYD Yuan Plus na China.

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