Toyota já cogita fabricar baterias para carros híbridos no Brasil

Com concorrência e demanda por esses modelos crescendo, fabricante planeja produzir localmente todo sistema híbrido de seus modelos

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Com investimento bilionário até 2030, Toyota vai aos poucos revelando seus planos

A principal ofertante de carros híbridos no Brasil é a Toyota , que iniciou a adoção da eletrificação de sua frota com a chegada do Prius e foi, inclusive, a primeira a produzir nacionalmente carros com essa motorização. Agora, os planos da marca incluem a produção local das baterias deste sistema, o que pode baratear seus modelos.

Em entrevista coletiva no anúncio da construção de uma nova fábrica em Sorocaba , que passa a receber toda a produção da marca no país, o presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio , declarou que a nacionalização do sistema híbrido será chave para o futuro da marca japonesa, que pretende aumentar o volume de vendas.

Foto: Luiz Forelli Santana/iG
Toyota Corolla Cross Hybrid

No caso dos carros híbridos e elétricos , a bateria é o componente mais caro de todo o veículo. Uma eventual produção local excluiria os custos de frete e de importação das baterias, além de diminuir a dependência de fatores externos, que podem impactar nesse transporte.

Dentro de dois anos, a Toyota planeja quase que dobrar sua capacidade produtiva e entre seus próximos lançamentos está um SUV compacto, o Yaris Cross, que terá motorização híbrida . Rumores apontam ainda para a  produção de uma picape baseada no Corolla Cross e que, assim como o SUV , terá o mesmo sistema híbrido utilizado pelo Corolla

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Yaris Cross já nasceu como modelo híbrido

Segundo o Auto indústria , a Toyota planeja eletrificar toda a sua linha no Brasil. Atualmente, a Hilux  não conta com eletrificação, mas é questão de tempo, já que o modelo já é oferecido em outros mercados . Restaria somente a linha Yaris , que ainda não teve seu futuro decretado, mas deverá ser substituída em breve.

Em outros mercados da América do Sul, a Toyota já comercializa o Yaris produzido na plataforma DNGA , a mesma utilizada pelo Yaris Cross . Essa base é uma versão mais simples da que Corolla e Corolla Cross utilizam, chamada de TNGA . Essa nova base permitirá a eletrificação da linha Yaris e, consequentemente, de toda a gama da Toyota no Brasil.

Esse movimento será o mesmo já feito em outros mercados. Nesta semana, a Toyota anunciou que todos seus modelos vendidos na Nova Zelândia contariam com motorização híbrida , com exceção dos utilitários e da linha esportiva Gazoo Racing .