Após ser apresentado em janeiro na Europa e entrar em pré-venda no Brasil em março , a nova geração do Porsche Macan foi homologada no país e teve sua autonomia divulgada pelo Inmetro . Lembrando que o SUV elétrico conviverá com a antiga geração que possui o motor 2.0 turbo e o V6 2.9 biturbo.
De acordo com o Inmetro, o Macan 4 tem uma autonomia de 443 km, enquanto no ciclo europeu WLTP, a autonomia é de 613 km. Já o Macan Turbo apresenta uma autonomia de 435 km segundo o Inmetro e 591 km no ciclo WLTP. A expectativa é que, na prática, essas autonomias fiquem entre 530 km e 550 km.
O Macan de nova geração chega ao Brasil em duas versões totalmente elétricas: Macan 4 e Macan Turbo. O Macan 4, o mais acessível, custa R$ 580 mil e é equipado com um motor de 408 cv e 66,3 kgfm de torque.
Já o Macan Turbo, com preço de R$ 770 mil, conta com 639 cv e 115,2 kgfm de torque. Ambas as versões possuem dois motores elétricos, um em cada eixo, e uma bateria de 100 kWh.
Desta forma, com a antiga geração a combustão é a nova vivendo juntos, a gama do SUV mais barato da Porsche no Brasil fica da seguinte forma:
- Porsche Macan: R$ 490.000
- Porsche Macan T: R$ 540.000
- Porsche Macan S: R$ 645.000
- Porsche Macan GTS: R$ 735.000
- Porsche Macan 4 (nova geração): R$ 580.000
- Porsche Macan Turbo (nova geração): R$ 770.000
O Macan 4 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h. O Macan Turbo, mais potente, faz de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, com velocidade máxima de 260 km/h.
Nos carregadores DC, a potência de recarga máxima é de 270 kW, permitindo uma recuperação de 10% a 80% da capacidade da bateria em cerca de 21 minutos.
Os modelos oferecem diversos itens de série. Desde a versão de entrada, o Macan EV traz:
- Assistente de estacionamento
- Bancos dianteiros com oito ajustes elétricos e aquecimento
- Teto panorâmico
- Suspensão pneumática adaptativa
- Faróis em LED
- Retrovisor com escurecimento automático
- Assistente de manutenção em faixa e cruzamento
- Ar-condicionado de duas zonas
- Carregador de celular por indução
- Conectividade com Apple CarPlay sem fio
- Reconhecimento de voz
O Macan Turbo adiciona:
- 18 regulagens para o banco dianteiro
- Freio com pinça vermelha
- Sistema Porsche Dynamic Light Plus
- Pacote Sport Chrono
- Bússola no painel
- Direção assistida Plus
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Ar-condicionado de quatro zonas
- Iluminação ambiente
- Cortina elétrica nos vidros traseiros
- Sistema de som Bose
A Porsche também oferece serviço de instalação de carregadores, cobrando pelas despesas com mão de obra e materiais.