A Ford pode estar explorando o retorno do Fiesta , desta vez como um veículo elétrico. Com as vendas caindo devido à crescente popularidade dos SUVs , o Fiesta foi descontinuado na Europa em 2023 , enquanto no Brasil deixou de ser produzido em 2019 com o fechamento da fábrica em São Bernardo (SP). Porém, com a demanda de veículos elétricos acessíveis, há uma nova oportunidade para o modelo.
De acordo com a AutoCar , a Ford está desenvolvendo uma nova plataforma chamada Skunkworks , sob a liderança do ex-engenheiro da Tesla, Alan Clarke. Esta plataforma visa criar carros elétricos menores e mais acessíveis. Além do Fiesta, o Ford Focus, outro modelo que foi bem popular no Brasil, também pode ser revitalizado utilizando essa nova arquitetura.
A plataforma Skunkworks está sendo desenvolvida por uma equipe de aproximadamente 300 especialistas, incluindo ex-engenheiros da Rivian, Apple, e até mesmo especialistas em aerodinâmica da Fórmula 1.
O diretor de operações da divisão Modelo E da Ford, Marin Gjaja, em entrevista à AutoCar, comentou sobre os desafios de competir neste segmento. “Estamos gastando uma quantidade razoável de tempo no nível corporativo falando sobre acessibilidade. A questão é: como competir nesse segmento, especialmente se você tem um local de fabricação de custo muito baixo como a China, produzindo veículos acessíveis?” , disse.
A expectativa é que o primeiro carro desta plataforma seja lançado entre o final de 2026 e o início de 2027, de acordo com Gjaja. “ O objetivo é construir a plataforma mais eficiente de qualquer elétrico do planeta,” finalizou o diretor.