BYD Song Pro 2025
Divulgação/BYD
BYD Song Pro 2025

A BYD , líder de vendas de veículos na China , está prestes a conquistar um marco histórico no mercado automotivo global . Após superar a Tesla  em receita trimestral, a fabricante agora busca ultrapassar a Ford em volume de vendas anuais.

Em outubro de 2024, a BYD registrou um novo recorde, entregando 534.003 veículos elétricos e híbridos plug-in. O número coloca a empresa praticamente no mesmo patamar da Ford no acumulado do ano. A montadora americana tem mantido uma média de 1,1 milhão de unidades por trimestre nos últimos três períodos.

No terceiro trimestre, a BYD já havia superado a Ford, com uma diferença de 40 mil unidades. Ao todo, foram entregues 1,13 milhão de veículos, incluindo carros de passeio, caminhões e ônibus.

Estratégia de crescimento

O forte crescimento da fabricante chinesa é impulsionado pela ampla linha de veículos híbridos e elétricos, incentivos governamentais na China e o estímulo à troca de carros antigos por modelos eletrificados.

BYD Dolphin EV 2024
Luiz Forelli Santana/iG
BYD Dolphin EV 2024

Recentemente, a empresa aumentou sua capacidade de produção em 200 mil unidades, contratando milhares de funcionários para atender à crescente demanda. A expansão de vendas se estende para mercados como Europa, América Latina e Sudeste Asiático.

Cenário competitivo

Enquanto montadoras tradicionais como Nissan, Volkswagen e o grupo Stellantis enfrentam desafios de capacidade e rentabilidade, a BYD segue em ascensão. Mesmo sem vender veículos de passeio nos Estados Unidos, a empresa mantém seu ritmo de crescimento.

O contexto geopolítico pode trazer novos desafios. A recente eleição de Donald Trump nos EUA pode resultar na revisão de incentivos para veículos elétricos, no aumento de tarifas de importação para veículos chineses e europeus e impactar o mercado de elétricos em um dos maiores países do mundo.

Valorização de mercado

Em 2022, a BYD chegou a ser avaliada em mais do que a soma de Ford, GM e Stellantis. Embora não tenha repetido esse feito, analistas projetam crescimento contínuo nos próximos anos.

Com um ritmo de crescimento descrito como "sem precedentes", a BYD avança rumo ao topo do mercado automotivo global. A empresa tem a chance de entrar para o grupo das 10 maiores montadoras do mundo ainda em 2024, caso ultrapasse a Ford em volume de vendas.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!