Após um crescimento de 565,3% nas vendas em 2024 , a BYD se prepara para expandir sua atuação no Brasil. A montadora chinesa planeja inaugurar uma fábrica em Camaçari , Bahia, para produzir o Song Pro com motor híbrido flex.
A BYD pretende iniciar a montagem de unidades de verificação e em formato SKD ainda em 2024. A produção em série está prevista para o primeiro trimestre de 2025, com o Song Pro saindo da linha de montagem com motor 1.5 aspirado a combustão, adaptado para tecnologia flex.
De acordo com o portal Autoesporte, a engenharia da BYD adaptou o motor 1.5 DM-i aspirado para aceitar misturas de gasolina e etanol. Essa adaptação considera que a gasolina brasileira contém 27,5% de etanol, podendo aumentar nos próximos anos.
Tecnologia híbrida flex
No processo de conversão para flex, o uso de etanol pode resultar em aumento de potência devido à diferença na curva de avanço. Motores como o 1.0 turbo flex da Fiat e o 1.0 TSI da Volkswagen mostram ganhos de potência ao usar etanol.
Para o motor 1.5 aspirado da BYD, que opera em ciclo Atkinson e sem injeção direta, espera-se um aumento de cerca de 5 cavalos com etanol. A BYD também considera tornar flex a variante turbo do motor 1.5 DM-i, usada na picape Shark.
Essa variante, junto a motores elétricos, oferece potência combinada de 430 cv. O plano é aplicar essa tecnologia em um novo SUV híbrido, o Seal U, que está em testes no Brasil e deve ser lançado em 2025.