A equipe de transição de Donald Trump quer eliminar o crédito fiscal de US$ 7.500 para veículos elétricos . Este incentivo, vigente desde o governo de George W. Bush, é central para tornar os veículos elétricos mais acessíveis nos Estados Unidos .
A proposta de eliminação do crédito faz parte de uma reforma tributária mais ampla que precisa de aprovação do Congresso. O crédito tem sido crucial para reduzir o custo inicial dos veículos elétricos, incentivando sua adoção em larga escala.
Desde sua implementação, o crédito ajuda a equilibrar o preço dos veículos elétricos em relação aos modelos a gasolina. A eliminação deve aumentar o custo para consumidores, potencialmente desacelerando a transição para tecnologias de transporte mais limpas.
Impacto na Tesla e no setor automotivo
Segundo a Reuters, a Tesla apoia a eliminação do crédito fiscal. Elon Musk tem uma relação próxima com Trump, participando de discussões estratégicas sobre políticas automotivas. Para a Tesla, a remoção do crédito pode nivelar a competição no mercado.
A maioria das montadoras tradicionais e startups dependem do incentivo para tornar seus produtos atraentes. Empresas como Ford e General Motors, em expansão de suas linhas elétricas, podem enfrentar desafios adicionais para manter a competitividade.
Startups como Rivian e Lucid, que não alcançaram lucratividade, dependem do crédito fiscal. A Alliance for Automotive Innovation defende a manutenção do crédito, essencial para manter os EUA na vanguarda da tecnologia automotiva global.
Repercussões e resistências esperadas
O mercado de veículos elétricos representa cerca de 9% das vendas de veículos novos nos EUA. A eliminação do crédito pode desacelerar o crescimento do setor. Executivos do mercado destacam que o incentivo é vital para impulsionar as vendas durante a adaptação dos consumidores à nova tecnologia.
Ainda não está claro se outros incentivos, como o crédito de US$ 4.000 para veículos usados, também estão sob risco. A remoção tornaria os veículos elétricos menos acessíveis e impactaria negativamente o mercado de leasing.
Os créditos fiscais têm sido um motor de investimento em estados conservadores ou indecisos, onde muitas fábricas de veículos elétricos estão localizadas. A eliminação desses incentivos pode encontrar resistência devido ao impacto econômico positivo.
A dinâmica política na distribuição desses investimentos pode conferir aos créditos fiscais um grau de permanência, mesmo frente a propostas de revisão do novo governo. A decisão de eliminar ou manter esses incentivos terá implicações para o futuro da mobilidade nos EUA.