Manutenção de carro elétrico é mais barata?

Custos reduzidos e simplicidade mecânica favorecem veículos elétricos no país

GWM Haval H6 GT
Foto: Luiz Forelli Santana/iG
GWM Haval H6 GT

Carros elétricos  oferecem vantagens além da economia de  combustível e redução de emissões . A manutenção desses veículos é mais barata comparada a modelos com motor a combustão. A simplicidade do motor elétrico contribui para essa redução.

Os motores elétricos possuem cerca de 40 peças, enquanto os motores a combustão têm aproximadamente 400. Essa diferença significativa em complexidade mecânica resulta em revisões mais simples e rápidas, reduzindo o tempo e o custo envolvidos na manutenção regular dos veículos elétricos.

Componentes e revisões

Veículos elétricos não utilizam componentes como filtros de combustível e óleo, engrenagens de câmbio, bielas e virabrequim. Isso elimina a necessidade de manutenções comuns em motores a combustão, como trocas de filtros, bomba de combustível, velas e correias, tornando as revisões mais econômicas.

Motor elétrico dianteiro BMW
Foto: Julio Cabral
Motor elétrico dianteiro BMW

Durante as revisões de carros elétricos, são inspecionadas as portas de carregamento, os rotores e o estado da suspensão. A bateria também passa por uma análise de uso e conservação, garantindo que o veículo funcione adequadamente e com segurança em todas as condições.

Peças como amortecedores, pastilhas de freio, fechaduras e filtro de ar-condicionado são vistoriados antes da devolução do veículo ao proprietário. Esses procedimentos garantem que o carro elétrico mantenha seu desempenho e segurança ao longo do tempo.

Desgaste e eficiência

O desgaste de algumas partes e componentes é reduzido em carros elétricos. Os freios, por exemplo, apresentam menor desgaste devido ao sistema de regeneração de energia, que diminui a velocidade do veículo sem a necessidade de uso intenso do pedal do freio.

Foto: Divulgação/GWM
GWM ORA 03 Skin Special Edition

Carros elétricos aproveitam quase toda a eficiência energética disponível, algo que veículos a combustão não conseguem igualar. Com isso, o desgaste do conjunto motriz é menor, resultando em menos necessidade de reparos e substituição de peças ao longo da vida útil.

No entanto, os pneus de carros elétricos podem se desgastar mais rapidamente. O torque elevado e o peso das baterias contribuem para esse desgaste acentuado, exigindo substituições mais frequentes em comparação com veículos a combustão.

Oficinas e custos no Brasil

A disponibilidade de oficinas especializadas em veículos elétricos no Brasil ainda é limitada, mas está em expansão. A E-zeni, em Jaraguá do Sul (SC), é um exemplo, oferecendo serviços móveis e autorizada pela Tesla a acessar sistemas de diagnóstico, peças e manuais.

A previsão é que 80 oficinas certificadas pela Chevrolet estejam operando até 2025. Além disso, políticas estaduais buscam expandir a infraestrutura de serviços, facilitando a manutenção de veículos elétricos em todo o território nacional.

Os custos médios de manutenção de carros elétricos no Brasil são cerca de 30% menores que os de modelos a combustão. As revisões variam de R$ 350 a R$ 900, dependendo da quilometragem, tornando-as uma opção econômica para os proprietários.

Incentivos e barreiras

Incentivos governamentais para veículos elétricos no Brasil incluem isenção de IPI para modelos ultracompactos até 2026 e redução de ICMS em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Esses incentivos visam tornar a aquisição de carros elétricos mais acessível aos consumidores.

Apesar dos incentivos, existem barreiras técnicas e regulatórias que desafiam a expansão da manutenção de veículos elétricos. A exigência de certificações específicas para manipulação de baterias e a dificuldade de acesso a sistemas de diagnóstico são alguns dos desafios enfrentados. Os custos de treinamento técnico para profissionais também entram na conta, variando de R$ 15 mil a R$ 30 mil por profissional.