Caminhão da Nikola
Divulgação/Nikola
Caminhão da Nikola

A Nikola, montadora de  veículos elétricos que já foi considerada uma promessa do setor, entrou com pedido de proteção contra falência, sob o Capítulo 11 da lei americana.

O pedido de falência ocorre meses depois que a Nikola alertou sobre a possibilidade de ficar sem dinheiro no início deste ano, evidenciando a gravidade da situação financeira.

A empresa, sediada no Arizona, já havia se envolvido em escândalos, culminando com a condenação de seu fundador, Trevor Milton, em 2022, por enganar investidores.

Durante o julgamento de Milton, promotores apresentaram provas de que um vídeo de um protótipo de caminhão em movimento era, na verdade, de um veículo não funcional sendo empurrado ladeira abaixo.

'Caminhão fake' agravou o caso de Milton
Reprodução/Reddit
'Caminhão fake' agravou o caso de Milton

Apesar dos problemas, a Nikola chegou a ter um grande hype no mercado, com sua avaliação atingindo cerca de US$ 30 bilhões (R$ 171 bi na cotação atual) em 2020, superando a capitalização de mercado da Ford.

A empresa entrou com o pedido de proteção no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito de Delaware, buscando aprovação para realizar um leilão e venda dos negócios.

A Nikola informou que possui cerca de US$ 47 milhões (R$ 268 milhões) em caixa disponível, valor considerado insuficiente para manter as operações da empresa em pleno funcionamento.

A Nikola Corp. planeja manter um serviço limitado e operações de suporte para veículos em circulação, incluindo operações de abastecimento até o final de março, sujeito à aprovação do tribunal.

Porém, a empresa diz que precisará levantar mais recursos para apoiar esse tipo de atividade após esse período, o que demonstra a necessidade urgente de encontrar novas fontes de financiamento.

Dificuldades e tentativas de recuperação

"Como outras empresas no setor de veículos elétricos, enfrentamos vários fatores de mercado e macroeconômicos que impactaram nossa capacidade de operar", disse o CEO Steve Girsky.

O executivo afirmou que a empresa fez esforços nos últimos meses para levantar fundos, reduzir passivos e preservar caixa, mas que as medidas não foram suficientes para evitar a falência.

"O Conselho determinou que o Capítulo 11 representa o melhor caminho possível a seguir, dadas as circunstâncias", disse Girsky sobre a decisão de buscar proteção contra falência.

Em dezembro de 2023, o fundador Trevor Milton foi condenado a quatro anos de prisão após ser considerado culpado de exagerar as alegações sobre a produção de caminhões de emissão zero.

As alegações de Milton levaram a grandes perdas para os investidores, que acreditaram nas promessas da empresa e investiram seus recursos na Nikola.

Milton foi condenado por acusações de fraude, sendo retratado pelos promotores como um vigarista, seis anos após ter fundado a empresa em um porão em Utah.

Os promotores alegaram que Milton afirmou falsamente ter construído seu próprio caminhão revolucionário, que na verdade era um produto da General Motors com o logotipo da Nikola.

O CEO da Nikola testemunhou que Milton "era propenso a exageros" ao apresentar seu empreendimento aos investidores, o que contribuiu para a condenação do fundador.

Milton renunciou em 2020 em meio a relatos de fraude que enviaram os preços das ações da Nikola em uma espiral descendente, causando prejuízos aos investidores.

Impacto no mercado e perspectivas futuras

A empresa pagou US$ 125 milhões em 2021 para resolver um caso civil contra ela pela SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, sem admitir irregularidades.

Além de seus problemas pessoais, a Nikola também teve que lidar com um ambiente mais perigoso para os fabricantes de veículos elétricos, com a desaceleração das vendas no setor.

O ex-presidente Donald Trump prometeu eliminar o que ele chama incorretamente de "mandato de veículos elétricos" do presidente Joe Biden, o que pode prejudicar o setor.

Trump pretende revogar uma meta não vinculativa estabelecida por Biden para que os veículos elétricos representem metade dos novos carros vendidos até 2030.

O ex-presidente também pretende revogar um crédito fiscal de US$ 7.500 para novas compras de veículos elétricos aprovado pelo Congresso como parte da lei climática de 2022.

As ações da Nikola, com sede em Phoenix, Arizona, caíram mais de 49% antes da abertura do mercado na quarta-feira, refletindo a gravidade da situação da empresa.

Fonte: CBS News

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