
A Hyundai Mobis criou uma tecnologia pioneira para combater incêndios em baterias de veículos elétricos , um dos principais desafios de segurança enfrentados por essa categoria de automóveis. O novo sistema é capaz de detectar e conter o fogo logo no início, impedindo o fenômeno conhecido como "descontrole térmico" - quando o calor se espalha rapidamente entre as células da bateria.
Diferente das soluções existentes, a tecnologia atua diretamente no nível da célula da bateria, liberando um agente extintor específico em até cinco minutos após a detecção da primeira faísca. Essa rapidez é crucial, pois incêndios em baterias de íons de lítio são particularmente perigosos devido à liberação de calor intenso, gases tóxicos e líquidos inflamáveis.
Como funciona o sistema
O conjunto do sistema de baterias (BSA) desenvolvido pela Hyundai Mobis integra um sistema de gerenciamento de bateria (BMS), hardware com dispositivo de combate a incêndio e uma caixa de bateria especial, além de software que controla todo o processo.
Sensores monitoram em tempo real a temperatura, tensão e pressão interna da bateria. Ao detectar qualquer anormalidade, o sistema identifica precisamente o local do problema e direciona o agente extintor para essa área específica.

O agente extintor utilizado possui capacidade cinco vezes maior que a de um extintor doméstico de 3,3 kg e combina propriedades de resfriamento, isolamento e permeabilidade. Segundo a empresa, a substância é inofensiva ao meio ambiente e aos seres humanos.
Resposta às novas regulamentações
A inovação surge em um momento em que diversos países estão estabelecendo regulamentações mais rígidas para a segurança de baterias. Europa, China e Índia já determinaram que o descontrole térmico deve ser interrompido por pelo menos cinco minutos após a ignição inicial, enquanto alguns mercados estão implementando regras ainda mais severas para evitar completamente a transferência térmica.
"À medida em que surgem veículos elétricos de grande porte com maior autonomia de condução, os padrões de segurança para sistemas de bateria estão se tornando mais rigorosos", explicou Park Yong Jun, vice-presidente do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas de Bateria da Hyundai Mobis.
Proteção de propriedade intelectual
A empresa já solicitou três patentes nacionais e internacionais relacionadas à tecnologia, incluindo o design da caixa de bateria, o dispositivo de combate a incêndio, a tubulação para agentes extintores e o sistema de aplicação de alta pressão.
Além desse sistema, a Hyundai Mobis também desenvolveu recentemente um material inovador para evitar o superaquecimento das baterias. Chamada de "Pulsating Heat Pipe" (PHP), essa tecnologia reduz a temperatura interna da bateria durante o processo de carregamento rápido, outro momento crítico para a segurança.
Até o momento, não há previsão para a implementação dessas novas tecnologias nos veículos produzidos em território brasileiro.