
O cargueiro Morning Midas, que transportava cerca de 3 mil veículos, sendo 800 elétricos, pegou fogo enquanto cruzava o Oceano Pacífico.
A embarcação, construída em 2006 pela Xiamen Shipbuilding, seguia de Yantai, na China, para o porto de Lázaro Cárdenas, no México, quando as chamas começaram na madrugada do dia 3 de junho (horário UTC).
Segundo comunicado da Zodiac Maritime, operadora do navio, "a fumaça foi inicialmente detectada em um dos conveses que transportava veículos elétricos".
A tripulação tentou conter o fogo utilizando os sistemas de supressão a bordo, mas o incêndio rapidamente ficou fora de controle.
Os 22 tripulantes foram resgatados em segurança com apoio da Guarda Costeira dos Estados Unidos, que coordenou a transferência para os porta-contêineres COSCO Hellas e Manukai, que estavam próximos. Não há registro de feridos.
O Morning Midas, classificado como um PCTC (Pure Car and Truck Carrier), com capacidade para 5 mil unidades equivalentes a carros (CEU), permanece à deriva no Pacífico.
As autoridades acompanham o caso e uma operação de resgate com rebocadores especializados já foi iniciada.
Em nota, a Zodiac afirmou que as prioridades são “a segurança da tripulação e a proteção do meio ambiente marinho”, além de agradecer às embarcações que participaram do resgate.
Incidentes semelhantes preocupam o setor
O caso ocorre em meio a uma sequência de incêndios registrados em navios especializados no transporte de veículos.
No mês passado, o cargueiro Delphine, da CLdN, foi atingido por um incêndio no porto de Zeebrugge, na Bélgica, que danificou dezenas de veículos.

Ainda não há confirmação sobre as causas do fogo no Morning Midas. No entanto, autoridades marítimas e especialistas acompanham com atenção os desafios específicos relacionados ao transporte de veículos elétricos.
As baterias de íons de lítio, comuns nesses modelos, podem apresentar risco de fuga térmica, um fenômeno capaz de gerar altas temperaturas e liberar gases inflamáveis, dificultando o controle das chamas em ambientes fechados.
Transporte de elétricos exige revisão de protocolos
Nos últimos anos, a expansão da frota mundial de veículos elétricos tem levado operadores, fabricantes e seguradoras a reverem protocolos de segurança no transporte marítimo.
Relatórios de entidades como a Allianz Commercial apontam que os desafios vão desde o aprimoramento dos sistemas de detecção e combate a incêndios até o desenvolvimento de procedimentos específicos para veículos movidos a bateria.
As investigações sobre o incêndio no Morning Midas seguem em andamento. Por enquanto, as equipes de resposta trabalham para conter os danos e avaliar os próximos passos para o destino da embarcação.