Novo SUV chinês desembarca no Brasil com autonomia de 1150 km

Leapmotor confirma lançamento do C10 com tecnologia REEV em 2025, sendo primeira montadora a oferecer sistema no segmento de volume

Leapmotor C10
Foto: Divulgação/Leapmotor
Leapmotor C10

Leapmotor confirmou o lançamento do SUV C10 no Brasil para 2025, equipado com tecnologia REEV que oferece  autonomia combinada de até 1.150 quilômetros. A marca chinesa apoiada pela  Stellantis fez o anúncio durante websérie exclusiva detalhando expansão na América do Sul.

Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para América do Sul, destacou que será a primeira vez que uma montadora oferecerá veículo com essa tecnologia no segmento de volume brasileiro. O modelo chegará simultaneamente ao Brasil e Chile em configurações REEV e totalmente elétrica.

A tecnologia REEV, sigla para Range Extended Electric Vehicle, diferencia-se dos sistemas híbridos convencionais por utilizar motor a combustão exclusivamente como gerador de energia elétrica. O propulsor não traciona diretamente as rodas, servindo apenas para alimentar o motor elétrico ou recarregar a bateria.

Leapmotor C10
Foto: Divulgação/Leapmotor
Leapmotor C10

Marcio Tonani, vice-presidente sênior de engenharia da Stellantis para América do Sul, explicou as vantagens do sistema. O executivo afirmou que o REEV oferece condução puramente elétrica com flexibilidade de recarregar ou abastecer conforme conveniência do usuário.

Motor elétrico

O C10 REEV Ultra Hybrid utiliza motor elétrico de 158 kW, equivalente a 215 cavalos de potência, com torque de 32,6 kgfm. A unidade elétrica é alimentada por bateria LFP de 28,4 kWh, proporcionando autonomia elétrica de até 210 quilômetros no ciclo CLTC.

Quando a carga da bateria se esgota, o motor 1.5 a gasolina entra em funcionamento exclusivamente para gerar eletricidade. O sistema permite autonomia total combinada de até 1.150 quilômetros conforme medição NEDC, eliminando ansiedade de autonomia dos usuários.

A recarga da bateria pode ser realizada em estações rápidas DC com potência de até 65 kW. O sistema permite recuperar aproximadamente 50% da autonomia elétrica em cerca de 18 minutos, oferecendo praticidade para viagens longas.

O modelo oferece quatro modos de energia que permitem priorizar tração elétrica, ativar extensor de autonomia ou equilibrar ambos os sistemas. A flexibilidade atende diferentes estilos de condução e necessidades específicas de cada trajeto realizado pelo motorista.

Com 4,74 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 2,83 metros de entre-eixos, o C10 possui porte médio similar ao Jeep Commander. As dimensões proporcionam amplo espaço interno para passageiros e bagagens em todas as configurações disponíveis.

Foto: Divulgação/Leapmotor
Leapmotor C10

O design externo e interno permanece idêntico entre as versões REEV e totalmente elétrica. O equipamento inclui painel digital, central multimídia com processador Snapdragon 8295P, carregador por indução de 50W e sensores de condução semiautônoma com tecnologia LiDAR.

Além do C10, a Leapmotor também lançará no Brasil o SUV médio B10. O modelo competirá diretamente com Geely EX5, Chevrolet Captiva EV, GAC Aion V, Omoda 5 e BYD Yuan Plus no segmento de utilitários eletrificados.