Volvo EX30
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Volvo EX30

A Volvo Cars decidiu cortar pela metade sua linha de veículos nos Estados Unidos em 2025 e eliminar sedãs e peruas da oferta local para concentrar as vendas exclusivamente em SUVs, em resposta às tarifas de importação impostas pelo Governo Trump.

A medida representa uma reconfiguração da estratégia da montadora sueca, que pertence à chinesa Geely Holding, diante da dificuldade de manter a lucratividade em um cenário de juros altos, demanda estagnada por elétricos e novas barreiras comerciais.

A montadora informou que já havia retirado do portfólio americano modelos como o sedã S90 e a perua V60, e confirmou que o novo sedã elétrico ES90 também não será vendido nos Estados Unidos. A produção do S60 na Carolina do Sul foi interrompida no ano passado.

A Volvo agora oferece apenas SUVs no mercado estadunidense, incluindo o elétrico EX30, cuja versão de entrada de motor único, prometida por US$ 35.000 (quase R$ 195 mil na cotação atual), não está disponível.

A empresa optou por comercializar somente a versão de motor duplo, de US$ 46.195 (equivalente a R$ 257 mil).

Já o EX90, SUV topo de linha produzido nos EUA, enfrenta dificuldades similares. Mesmo sendo montado na Carolina do Sul, o modelo é afetado por tarifas, já que a maioria de seus componentes vem da Europa.

Com preço inicial de US$ 81.290 (R$ 452 mil), vendeu menos de 2 mil unidades no primeiro semestre de 2025.

Distribuição de tarifas

As tarifas dos Estados Unidos sobre veículos fabricados fora do país variam entre 27,5% (para modelos europeus) e mais de 100% (para os chineses).

Desde 1º de abril, essas alíquotas têm forçado diversas montadoras estrangeiras a revisar suas estratégias comerciais.

A Aston Martin limitou exportações ao país, enquanto a Nissan suspendeu a produção local de modelos destinados ao Canadá.

O impacto nas contas da Volvo já foi estimado em uma perda contábil de 11,4 bilhões de coroas suecas (R$ 6,6 bilhões) no segundo trimestre de 2025.

Desse total, 4 bilhões de coroas (R$ 2,32 bilhões) afetam diretamente o custo das vendas, enquanto o restante atinge despesas com pesquisa e desenvolvimento.

Repercussão no mercado

Concessionários confirmam a perda de competitividade dos modelos da Volvo frente a rivais como BMW e Lexus. 

Em termos globais, a Volvo também interrompeu temporariamente as vendas do EX40 elétrico, fabricado na Europa. A empresa não especificou o motivo e prometeu retomar as entregas “em breve”.

Além dos desafios comerciais, a montadora enfrenta atrasos logísticos e problemas de software desde 2022, que afetaram os lançamentos dos modelos EX30 e EX90.

A expectativa da companhia é iniciar a produção do híbrido XC60 nos EUA em 2026.

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