
A união entre o conglomerado de multimídia Sony e a montadora japonesa Honda resultou no Afeela 1, veículo elétrico que promete revolucionar o mercado.
A história do projeto é longa, mas a confirmação da produção e do lançamento do carro foi revelada durante o Consumer Electronics Show (CES) 2023, a maior feira de tecnologia do mundo sediada em Las Vegas.
A união entre as empresas foi firmada graças à Honda, porém o projeto para a criação de um veículo inovador partiu da Sony.
Na edição deste ano, a Sony Honda Mobility declarou que o Afeela 1 já pode ser encomendado e as produções vão começar em 2026.
História da união
Em janeiro de 2020, a Sony apresentou aos participantes do Consumer Electronics Show um conceito de carro chamado Vision-S.
A empresa, no entanto, deixou claro que o veículo não seria produzido. Ou seja, tratava-se somente de uma experiência.
O modelo apresentado contava com um sistema operacional todo personalizado, reforçado com telas sensíveis ao toque.
A tecnologia exibida pela Sony era superior ao que se esperava de um carro-conceito.
Na edição do ano seguinte, a empresa multimídia japonesa compartilhou imagens dos testes de um protótipo de veículo circulando por vias públicas.
A expectativa do público era descobrir a data prevista de lançamento, porém a resposta não veio.
Já em 2022, a Sony formou uma divisão chamada Sony Mobility. A grande novidade foi a revelação de um segundo protótipo, desta vez um SUV chamado Vision-S 02.
Em setembro do mesmo ano, a empresa passou a se chamar Sony Honda Mobility.
A união com a Honda ampliou e acelerou as chances do sonho da Sony se concretizar.
No CES 2023, a empresa formada pelas gigantes japonesas anunciou o Afeela, um veículo que deixaria de ser conceito e seria inserido às linhas de produção.
No início deste ano, durante mais uma edição do Consumer Electronics Show , a Sony Honda Mobility confirmou a notícia de que a produção do Afeela 1, o seu primeiro veículo elétrico, será iniciada já em 2026.

Conheça o Afeela 1
O Vision-S, modelo inicialmente proposto pela Sony em 2020, contaria com um par de motores de 200 kW e conseguiria acelerar de 0 a 100 km/h em aproximados 4,5 segundos. A sua autonomia seria de cerca de 480 km.
Porém, como não passava de um carro-conceito, as classificações não representaram impacto significativo sobre o mercado e, mais especificamente, sobre o público consumidor.
O Afeela 1 tem uma meta de autonomia de 480 km, a exata meta de alcance do Vision-S. O dado é baseado no ciclo de testes da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e se trata de um conjunto de procedimentos para avaliar o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
A autonomia pode até não ser surpreendente, mas, de acordo com a Sony Honda Mobility, o foco do Afeela 1 está em sua tecnologia.
A união entre as gigantes japonesas detalha que o seu primeiro carro terá 40 sensores, incluindo 18 câmeras, um sistema LIDAR – que detecta luz e o seu alcance, 9 radares e 12 sensores ultrassônicos
Conforme a empresa, todo esse sistema garante auxílio ao chamado “motorista de nível 2” , que faz referência ao sistema de assistência à direção.
A tecnologia assume o controle de certas funções do veículo, como a aceleração, frenagem e direção em determinadas situações. O motorista, por outro lado, ainda deve permanecer atento ao funcionamento do sistema e intervir quando necessário.
A Sony Honda Mobility ainda acrescenta que o Afeela 1 contará com:
- Assistente pessoal próprio;
- Mapeamento 3D;
- Sistema de som espacial;
- Conectividade 5G.
O destaque fica para a Media Bar, que é um display externo de informações. A empresa descreve a tecnologia como uma “seleção de entretenimento imersivo” .
Durante a divulgação do Vision-S, a Sony chegou a informar que o carro-conceito também poderia rodar jogos do PlayStation, que é a sua marca de consoles de videogame.
Isso seria possível a partir da conexão 5G entre o painel do veículo e o console do proprietário.
Ou seja, os usuários poderiam jogar por meio do streaming via nuvem do PS5.
Apesar de testes de demonstração já terem sido feitos, a possibilidade do Afeela 1 rodar jogos do Playstation ainda não foi integralmente oficializada pela Sony Honda Mobility. Então, resta aguardar.

O poder de processamento do veículo será de 800 TOPS (trilhões de operações por segundo).
Para se ter ideia da dimensão: o mais recente chip da Apple, o M4, gerencia apenas 38 TOPS.
A carga máxima que o Afeelas 1 irá suportar ainda não foi anunciada. Porém, o veículo contará com a rede de carregamento US Supercharger , da Tesla, empresa de Elon Musk.
Pré-venda

Segundo a Sony Honda Mobility, o Afeela 1 contará com dois modelos: Origin e Signature. O primeiro será vendido por US$ 89.900 (R$ 485.460), já o segundo por US$ 102.900 (R$ 555.660).
O Origin está disponível apenas na cor preta, com interior da mesma cor.
A versão mais cara do Signature inclui rodas de 21 polegadas – enquanto a do Origin tem 19 polegadas, um sistema de entretenimento traseiro com duas telas para interação e um espelho central digital.
A empresa disponibilizou, em janeiro deste ano, o site de pré-venda do Afeela 1 ao público interessado.
O valor de entrada é reembolsável e custa US$ 200 (cerca de R$ 1.100).
Até o momento, apenas residentes da Califórnia podem fazer a pré-venda.
As expectativas são de que o carro seja futuramente enviado para interessados de outros estados norte-americanos e, em seguida, para clientes estrangeiros.
Além disso, as unidades do Signature deverão chegar primeiro ao mercado. Por outro lado, as do Origin estão previstas somente para 2027.