Volkswagen lança o compacto ID. Cross com autonomia de 420km

O novo conceito de SUV elétrico compacto da montadora traz espaço interno maior que rivais

Volkswagen ID.CROSS Concept
Foto: Divulgação/Volkswagen
Volkswagen ID.CROSS Concept

A Volkswagen  vai apresentaar a partir desta segunda-feira (08), em Munique,  na Alemanha, o conceito ID. CROSS, um SUV elétrico compacto que combina dimensões urbanas com recursos para viagens mais longas.

O protótipo será revelado durante o  Salão de Munique, o maior de mobilidade da Alemanha, e antecipa um modelo de produção previsto para 2026.

Parte de uma nova geração de elétricos da marca, o ID. CROSS traz motor de 211 cavalos, tração dianteira e autonomia estimada em até 420 quilômetros pelo padrão europeu WLTP.

O carro integra a estratégia da Volkswagen de ampliar sua linha elétrica de entrada na Europa, em meio ao avanço de concorrentes asiáticos com preços mais competitivos.

Quatro novos elétricos até 2027

O SUV conceito é o quarto modelo da família ID. a ser apresentado, depois do ID.2 all, do esportivo ID. GTI Concept e do hatch ID. EVERY1.

O calendário da marca prevê o lançamento do ID. Polo, versão de produção do ID.2 all, no primeiro semestre de 2026, seguido pelo ID. Polo GTI.

A estreia mundial do ID. CROSS final também ocorrerá em 2026, enquanto o ID. EVERY1 deve chegar em 2027.

Segundo a empresa, todos os modelos usarão a plataforma modular MEB+, que terá baterias mais eficientes, novos motores e atualizações de software.

A promessa é oferecer veículos com recursos de segmentos superiores, mas em faixas de preço acessíveis.

Tamanho de T-Cross, espaço de SUV maior

Com 4,16 metros de comprimento, o ID. CROSS é quase do tamanho do T-Cross europeu, mas oferece um interior mais amplo graças ao entre-eixos de 2,60 m e ao piso plano onde fica a bateria.

O porta-malas tem capacidade de 450 litros — mais do que a média de SUVs compactos atuais — e há ainda um compartimento extra de 25 litros sob o capô, útil para cabos de recarga ou bagagens pequenas.

As rodas de 21 polegadas, desenvolvidas em parceria com a Goodyear, dão aparência robusta ao modelo, mas também ajudam na estabilidade.

Apesar do porte compacto, o SUV pode rebocar até 1.200 quilos e transportar bicicletas elétricas em suporte traseiro, o que amplia sua versatilidade.

Interior com foco em conforto

O conceito aposta em uma cabine pensada como “lounge sobre rodas”. Os bancos podem ser totalmente rebatidos para formar uma área de descanso, em referência às antigas Kombis.

A iluminação ambiente, combinada a modos de som e climatização, cria diferentes atmosferas internas, do relaxamento ao uso diário.

Detalhes como o console central com espaço para plantas e superfícies revestidas em tecido buscam transmitir sensação de aconchego.

Para o motorista, há duas telas digitais: uma de 11 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 13 polegadas para o sistema multimídia.

Desenho inspirado em ícones da marca

Visualmente, o ID. CROSS estreia a linguagem “Pure Positive”, que aposta em linhas simples e marcantes.

A frente traz assinatura em LED tridimensional que dá ao carro uma expressão quase “sorridente”, enquanto a lateral remete ao Golf e à Kombi, dois ícones da Volkswagen.

A ideia, segundo a marca, é criar modelos elétricos com aparência simpática e inconfundível.