Toyota Corolla Cross
Divulgação/Toyota
Toyota Corolla Cross

A Toyota retomou nesta segunda-feira (3) a produção do Corolla e do Corolla Cross no Brasil, após 40 dias de paralisação. Em nota enviada ao iG, a fabricante confirmou a reabertura das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, no interior de São Paulo, com foco inicial nas versões híbridas dos dois modelos.

O reinício da operação marca um passo importante da fabricante japonesa para normalizar a produção após o temporal que atingiu a planta de motores em Porto Feliz (SP), em setembro.

A interrupção das atividades impactou toda a cadeia industrial da marca no país. A fábrica de Porto Feliz (SP), responsável pela produção dos motores utilizados em diversos modelos da Toyota no Brasil, segue fechada e ainda sem previsão de reabertura.

Com isso, a fabricante optou por priorizar as versões eletrificadas, que já utilizam propulsores importados do Japão e de outras unidades da marca no exterior.

Até o fim de dezembro, a produção será intensificada para compensar o período de inatividade. Em Sorocaba (SP),  a linha de montagem passa a operar em três turnos, enquanto Indaiatuba (SP) mantém os dois turnos regulares. Já os cerca de 800 funcionários da planta de Porto Feliz (SP) continuam em r egime de layoff, aguardando definição sobre o futuro da unidade.

Segundo o cronograma da montadora, as versões com motorização flex de Corolla, Corolla Cross e Yaris devem voltar à linha de produção apenas em janeiro de 2026, ainda com motores importados. A fabricação local desses componentes, por sua vez, só deve ser retomada a partir de fevereiro, quando a operação em Porto Feliz for normalizada.

O impacto da paralisação também afeta o cronograma de lançamentos da marca. O aguardado Yaris Cross, que seria lançado ainda em 2025, teve sua estreia adiada. A Toyota afirma que o modelo segue “em preparação” , sem nova data oficial.

A expectativa é que o SUV compacto chegue ao mercado apenas em 2026, já com a produção de motores estabilizada no país.

Nota Oficial da Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil agradece profundamente as várias mensagens de apoio e solidariedade de governos, autoridades, associações, sindicatos, montadoras, fornecedores, distribuidores, concessionários, parceiros, colaboradores e da sociedade nas últimas semanas, após o incidente que afetou a planta de motores de Porto Feliz (SP). Esse suporte reforça a união de esforços em prol do desenvolvimento da indústria nacional.

Com grande apoio dos executivos da matriz, demais unidades da Toyota no mundo, fornecedores e um time de colaboradores dedicados, a empresa comunica seu plano de retorno gradual das operações em Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP).

A partir do dia 3 de novembro, ocorrerá a retomada gradual da produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP), priorizando a saúde e segurança das pessoas e a qualidade dos produtos.

A retomada ocorrerá com motores e peças importados de outras unidades no exterior. Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação, sendo que o plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.

Na fábrica de Porto Feliz (SP), o reinício das operações segue sem prazo definido devido à grande extensão dos danos. Atualmente, os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades.

Com isso, a suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada somente aos colaboradores de Porto Feliz, enquanto os colaboradores de Sorocaba e Indaiatuba retornam ao trabalho no dia 21 de outubro, após o término das férias emergenciais.

Em janeiro de 2026, a produção de veículos com motores convencionais será retomada tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação, abrangendo os veículos da linha de produção atual – Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, exclusivamente para exportação. A produção aumentará gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro.

Quanto ao modelo Yaris Cross, a Toyota segue em preparação e a data do seu lançamento será informada em breve.

A empresa está atenta à evolução da situação e manterá a todos informados sobre eventuais ajustes no plano de retomada.

A inestimável ajuda da matriz, afiliadas Toyota no mundo e fornecedores, nos dá coragem e confiança para seguir firmes e fortes em nossa recuperação e no compromisso com a entrega de soluções de mobilidade sustentável para nossos clientes na América Latina e Caribe.

Atenciosamente
Evandro Maggio

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes