Xiaomi dispara no 3º tri puxada pelos carros elétricos

Com desempenho impulsionado pelas divisões de veículos eletrificados e internet das coisas, gigante chinesa registra salto bilionário no lucro

Xiaomi YU7
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Xiaomi YU7

Segundo dados da consultoria Visible Alpha,Xiaomi mais que dobrou seu lucro líquido no terceiro trimestre de 2025, registrando R$ 8,5 bilhões (US$ 1,72 bilhão), ante R$ 3,7 bilhões (US$ 752 milhões) no mesmo período do ano passado. O resultado veio bem acima das expectativas do mercado, que projetava um lucro de R$ 6,7 bilhões (US$ 1,36 bilhão).

A receita total da companhia avançou 22% no período e alcançou R$ 78,7 bilhões (US$ 15,9 bilhões), também superando as previsões. Os principais motores desse crescimento foram as divisões de veículos elétricos (EV) e internet das coisas (IoT), que conseguiram compensar a leve retração nas vendas de smartphones.

Divisão de carros elétricos surpreende

A grande estrela dos resultados foi a divisão de veículos elétricos, que quase triplicou sua receita em relação a 2024. A Xiaomi faturou R$ 19,7 bilhões (US$ 3,98 bilhões) com seus modelos EV,  número impulsionado tanto pelo aumento nas entregas quanto por preços mais altos, mesmo diante da desaceleração do mercado automotivo chinês.

SU7 aposta em autonomia e desempenho

O SU7 é a porta de entrada para os carros elétricos da  Xiaomi.  O sedã parte de aproximadamente R$ 161 mil (¥ 215.900) e chega a R$ 224 mil (¥ 299.900) nas versões mais equipadas. O modelo se destaca pela proposta de performance e autonomia que pode superar 700 km no ciclo chinês.

Empresa possui desejo de estar entre as cinco maiores montadoras do mundo
Foto: Divulgação/Xiaomi
Empresa possui desejo de estar entre as cinco maiores montadoras do mundo

YU7 lidera vendas e reforça presença da marca

Já o SUV YU7  parte de cerca de R$ 190 mil (¥ 253.500) e chega a R$ 247 mil (¥ 329.900)  na versão de topo. Com porte maior, autonomia que chega a aproximadamente 835 km e cabine mais espaçosa, o modelo se tornou o carro mais popular da Xiaomi em 2025.

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Xiaomi YU7


Dados do mercado chinês mostram que foram 33.662 unidades vendidas só em outubro,  dentro de um total de 48.654 veículos da marca no mês. O resultado colocou o YU7 à frente de rivais diretos, como o Tesla Model Y, que registrou cerca de 26.006 unidades no mesmo período.

Smartphones em queda, mas ainda lideram

A divisão de smartphones, ainda responsável pela maior fatia do faturamento da empresa, teve r eceita de R$ 32 bilhões (US$ 6,4 bilhões), uma queda frente aos R$ 33 bilhões (US$ 6,6 bilhões) do mesmo período do ano passado. 


IoT também avança

Já a unidade de internet das coisas e produtos de lifestyle teve alta de 5,6% no faturamento, com receita de R$ 19,2 bilhões (US$ 3,8 bilhões).