BYD anuncia recall de quase 90 mil veículos por falha em bateria

Problema em dois lotes pode reduzir potência elétrica

BYD Qin Plus DM-i
Foto: Divulgação/BYD
BYD Qin Plus DM-i

A BYD anunciou o recall de 88.981 unidades do sedã híbrido Qin Plus DM-i após a reguladora chinesa identificar falhas de consistência na bateria que podem reduzir a potência elétrica e, em casos extremos, impedir a condução no modo totalmente elétrico. A medida envolve veículos fabricados entre 2021 e 2023.

Segundo o aviso registrado na Administração Estatal de Regulação do Mercado (SARM),  o chamado ocorre após investigação sobre defeitos na produção das baterias e prevê atualização remota do software antes da substituição gratuita do componente nas concessionárias.

Falha identificada pela reguladora

A agência chinesa constatou que parte das unidades do Qin Plus DM-i apresenta variações na fabricação das baterias, o que afeta a saída de potência.

Segundo o site Car News China, o problema pode provocar desligamento do modo elétrico sob determinadas condições, o que compromete o desempenho do sistema de propulsão híbrida.

O recall abrange dois períodos distintos: 52.890 veículos produzidos entre 26 de setembro de 2021 e 23 de setembro de 2023, além de 36.091 fabricados entre 7 de janeiro de 2021 e 30 de setembro de 2022.

A investigação concluiu que a inconsistência nos módulos faz com que a convocação em larga escala seja necessária, o que amplia o monitoramento sobre processos industriais de baterias no setor automotivo chinês.

A BYD adotará uma atualização OTA no software de diagnóstico, que acenderá uma luz de advertência no painel quando forem detectadas anomalias.

Com o alerta, os proprietários deverão levar o veículo a uma concessionária autorizada para substituição gratuita da bateria, conforme o plano oficial.

As notificações serão enviadas por carta registrada, telefone ou SMS, e também poderão ser consultadas no portal de recalls da agência reguladora.

Recall ocorre após ação semelhante recente

Semanas antes, a fabricante já havia convocado mais de 115 mil unidades de outros modelos, como Tang e Yuan Pro, para corrigir falhas de projeto relacionadas à segurança da bateria.

A nova ação aumenta o recorte de fabricação do modelo e atinge parte significativa da produção do Qin Plus DM-i em mais de dois anos.

O caso reforça a pressão por maior rigor na supervisão das linhas de produção de componentes de alta tensão no mercado de híbridos e elétricos.

Para quem possui o modelo, a atualização OTA deve ocorrer automaticamente, mas a substituição depende do alerta gerado pelo sistema.

A troca da bateria elimina, de acordo com a BYD, o risco de perda de potência elétrica e restaura o modo de condução totalmente elétrico, essencial no funcionamento do híbrido plug-in.

A ação não altera outras garantias e não envolve custos para o proprietário.