Saiba os prazos em que os principais itens do seu carro precisam ser verificados

Manter a manutenção do carro em dia contribui com a segurança no dia a dia
Divulgação
Manter a manutenção do carro em dia contribui com a segurança no dia a dia

Manutenção é um assunto que pode ser chato para a maioria dos motoristas. Mas é algo do qual não há como escapar para não correr o risco de ficar a pé na hora em que você mais precisa do carro, o que inclui uma viagem com a família. Por isso, dê uma olhada nos principais itens que precisam estar com a manutenção em dia.

1 -  Óleo do motor

Troque o óleo antes de deixar o carro parado na garagem, de preferência por um óleo sem aditivos.
Divulgação
Troque o óleo antes de deixar o carro parado na garagem, de preferência por um óleo sem aditivos.

Deve ser verificado toda semana. Antes de usar o carro pela primeira vez no dia e em um piso nivelado, retire a vareta do óleo e limpe-a para poder medir corretamente o nível do óleo. Faça isso usando um papel ou pano.  Em seguida, basta inserí-la novamente. Ao retirá-la: a marca do óleo deve estar entre as marcas “Mín” e “Máx” da vareta.




2 – Freios

Além dos discos e pastilhas, verifique o estado do fluido e freio a cada dois anos
Divulgação
Além dos discos e pastilhas, verifique o estado do fluido e freio a cada dois anos

Em geral, o fluído do freio deve ser trocado a cada dois anos, ou conforme a recomendação da fabricante, já que tem a propriedade de absorver água, que pode evaporar com o calor dos freios e formar vapor no sistema, que prejudica bastante as frenagens. Se estiverem abaixo da espessura minima, as pastilhas e lonas de freio devem ser substituídas.

3. Correia dentada

Correias dentadas duram em torno de 50.000 kms na maioria das vezes
Reprodução
Correias dentadas duram em torno de 50.000 kms na maioria das vezes

Não vale a pena correr o risco dela se romper, o que pode causar sérios danos ao motor, como o empenamento de válvulas ou furos nos pistões. Deve ser trocada por um bom mecânico. Os prazos de troca variam de acordo com cada modelo de carro e variam entre 30 mil e 50 mil km. 




4- Água do radiador

Líquido do sistema de arrefecimento deve ter a proporrcão correta de aditivo
Divulgação
Líquido do sistema de arrefecimento deve ter a proporrcão correta de aditivo

Assim como o nível do óleo do motor, deve ser vista toda semana. Com o motor frio e o veículo nivelado, a água deve estar entre o “Mín” e o “Máx” indicados no reservatório. É muito importante que o líquido de arrefecimento tenha a proporção correta de aditivo de boa qualidade, nunca apenas água pura.




5. Velas de ignição

Velas convencionais costuram durar em torno de 30.000 kms
Divulgação
Velas convencionais costuram durar em torno de 30.000 kms

Se não estiverem em bom estado o consumo aumenta e o desempenho diminui. Portanto, são fundamentais para o bom funcionamento do motor. O tempo entre as trocas varia conforme a recomendação do fabricante. Em geral, os modelos convencionais duram entre 20.000 e 30.000 kms.



6 – Filtros

Filtros também não devem ser esquecidos entre os itens de manutenção do carro
Divulgação
Filtros também não devem ser esquecidos entre os itens de manutenção do carro

 No caso dos filtros de ar deve-se fazer uma limpeza com ar comprimido a cada 7.000 km e trocá-los quando estiverem prejudicando a vazão do ar para dentro do motor. Os de combustível são trocados normalmente a cada 10.000 kms. E os de óleo alternadamente entre as trocas de óleo do motor.




7. Pneus e Rodas

Pneus com menos de 1,6 mm de sulco já precisam ser trocados por novos
Divulgação
Pneus com menos de 1,6 mm de sulco já precisam ser trocados por novos

Os pneus devem ser calibrados frios , a cada 15 dias e antes de viajar.Observe um triângulo ou as letras TWI, impressas nas laterais do pneu. Quando o nível de desgaste atingir este ponto é hora de trocar os pneus. Fazer o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km aumenta a vida dos pneus, melhorando a segurança e dirigibilidade do veículo.



8. Suspensão

Molas, amortecedores e braços de suspensão em dia garantem segurança e estabilidade nas curvas
Divulgação
Molas, amortecedores e braços de suspensão em dia garantem segurança e estabilidade nas curvas

Entre os principais componentes estão os amortecedores e molas. Os primeiros costumam durar em torno de 30.000 kms, mas podem não aguentar tudo isso se o carro sempre passa por piso irregular ou muito esburacado. Molas com elos desgatados já devem estar precisando serem trocadas. Também vale verificar folgas, trincas e quebras em juntas dos braços e barras da suspensão.



9  Óleo do câmbio

Com as caixas de câmbio imantadas, a troca do óleo de transmissão passou a ser dispensável
Divulgação
Com as caixas de câmbio imantadas, a troca do óleo de transmissão passou a ser dispensável

A grande maioria dos carros contam com caixas de câmmbios  imantadas e não querem troca de óleo. Nos outros, o lubrificante deve ser verificado a cada 30 mil quilômetros. Vazamentos são indicações de que o carro precisa de reparos. Para os carros de câmbio automático, é importante a troca de óleo e de filtro conforme indicação do fabricante. 




10. Bateria

Tenha certeza de que a bateria está funcionando bem. Ela será importante logo na primeira partida, pela manhã
Divulgação
Tenha certeza de que a bateria está funcionando bem. Ela será importante logo na primeira partida, pela manhã

A maioria das baterias vendidas atualmente no mercado não que exige a adição da água e requer pouca manutencão. Deve-se apenas verificar se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos. Se o carro foi ficar parado por muito tempo, deve-se desligar o cabo do polo negativo para que não descarregue.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.