Dependendo do veículos, as chaves de carros podem ser bem diferentes. Algumas são altamente tecnológicas, assim como os automóveis que elas ligam, com funções que vão além de abrir as portas e ligar o motor. Outras causam surpresa por seu design diferenciado, ou o uso de materiais fora do comum, como fibra de carbono. E também tem aquelas que tem uma função especial além de ligar o motor. Essas são as 10 chaves de carros mais interessantes já feitas:
BMW i8/Série 7
Por que ter uma chave apenas para destrancar o veículo e ligar o motor, se ela pode fazer muito mais. Quando a BMW lançou o i8 , apresentou uma chave de carro bem diferente: ela tem uma tela LCD de 2,2 polegadas. Nela, podemos ligar o ar-condicionado antes de entrar no automóvel, ver informações de manutenção, quanto de combustível ainda tem no tanque e até mesmo estacionar o veículo de forma autônoma. Agora é usada no novo Série 7 também.
Koenigsegg
Chaves com formato diferente aparecem de vez em quando, como a chave-cartão do Renault Fluence (que teve a nova geração apresentada na Europa ). Mas quantas chaves de carros são feitas de prata no formato do logo da empresa (com a opção de ser de ouro ou titânio). Só tem um botão, no verso, para ativar o alarme. É usada em todos os carros da Koenigsegg desde o CCX e, como é feita artesanalmente, leva quatro meses para ficar pronta.
Aston Martin/Jaeger-LeCoultre
Falou em Aston Martin , falou em James Bond . E nada melhor do que abrir o seu Aston do que usar uma técnica que vai te deixar parecendo um agente secreto. Uma parceria com a marca de relógios Jaeger-LeCoutre transformou um relógio de pulso em uma chave de carro . Basta pressionar o centro que irá travar ou destravar o automóvel. Tudo bem que algumas marcas estão integrando suas chaves de carro a relógios como o Apple Watch , mas foi o Jaeger quem começou tudo.
Spyker C8
A chave do Spyker C8 lembra muito a dos Koenigsegg , por ser uma peça de metal que nunca seria reconhecida como algo para abrir um carro. O disco feito de aço escovado traz o lema “ Nulla tenaci ivia est via ” (em latim: para o persistente, nenhum caminho é impossível) e quatro botões no meio, que abrem as portas esquerda e direita, o porta-malas e um que destrava tudo.
Você viu?
Bugatti Veyron
Para ligar o Bugatti Veyron , basta usar a chave canivete convencional, idêntica a de qualquer outro carro por aí, o que muda é apenas a carcaça. O que chama a atenção é que ele tem uma segunda chave, com acabamento mais claro e que tem apenas uma função: ativar o modo Top Speed. Quando giramos essa chave, o sistema libera os 1.001 cv do motor, o chassi é rebaixado, a asa traseira muda de ângulo e outras coisas mais.
Aston Martin DBS
Se não estiver a fim de abrir seu Aston Martin pelo relógio, pode escolher essa outra chave de carro. A peça retangular chamada Unidade de Controle Emocional tem uma peça de cristal Baccarat no topo. A chave é encaixada no veículo e, ao apertar o cristal, o motor é ligado, junto com as palavras “Poder, Beleza e Alma” no painel. Um leve toque de elegância que combina com o resto do carro.
Pagani Huayra
O esportivo que carrega o nome do Deus do Vento dos povos dos Andes também usa uma chave bem diferente. É uma pequena miniatura do carro, feita com o mesmo alumínio das rodas de liga leve, e que é dividida em duas partes. Com a primeira, você liga o motor, o outro é um USB para carregar com suas músicas favoritas. Para quem gasta milhões em um automóvel, vir com um USB é o mínimo.
Tesla Model S
Assim como o Pagani Huayra , a chave do Tesla Model S imita a silhueta do automóvel. Mas é bem mais legal do que isso, recheada de tecnologia. Cada parte da chave destrava uma coisa: toque na traseira e o porta-malas abre, as laterais liberam as portas e por aí vai. Coloque a chave no bolso e sente no banco que o sistema irá ajustar o assento e ligar o motor. E, na última atualização, ainda ganhou uma função de mandar entrar e sair da garagem com um toque.
Dodge Challenger Hellcat
A graça do Dodge Challenger Hellcat é não ter apenas uma chave de carro e sim duas. Se for emprestar o carro para seu filho, entregue a chave preta, que limita a potência para apenas 507 cv, deixando o muscle car mais dócil. Quando for se divertir, use a chave vermelha, que libera todos os 717 cv, e vá queimar os pneus por aí. Uma boa proteção para quando alguém menos experiente for dirigir uma máquina dessas.
Jaguar F-Pace
Recém-lançado no Brasil , o Jaguar F-Pace tem como opcional uma pulseira de borracha, igual aquelas que usam como monitor de saúde. Basta tocar a pulseira na tampa para abrir o porta-malas. Tente abrir a porta com a pulseira por perto que ela irá destravar o veículo. Ele se comunica com as chaves convencionais, bloqueando seu uso se não estiver por perto. E, o melhor de tudo, não chama a atenção quando estiver andando por aí.