Por R$ 124.900, o Honda Civic Touring vai ter dificuldades para convencer seus possíveis compradores a não passar para um desses 10 carros

Honda Civic Touring: versão topo de linha tem preço sugerido de R$ 124.900
Divulgação
Honda Civic Touring: versão topo de linha tem preço sugerido de R$ 124.900

O Honda Civic  é um dos lançamentos mais esperados do ano, por chegar à décima geração depois de uma nona bem apagada. No entanto, no momento da apresentação, veio uma surpresa nada agradável: a versão topo de linha Touring custa R$ 124.900 e o motor 1.5 turbo de 173 cv aparece só nessa configuração. Um preço bem alto e até proibitivo para a maioria da população.

Ao ver o preço, muita gente (inclusive nós que escrevemos em iG Carros ) pensamos: é possível comprar uma série de outros modelos pelo mesmo valor. E é verdade. Dá até para passar para um sedã de uma marca premium ou de um segmento acima. Ou, se prefere economizar, comprar uma versão completa de um dos rivais por muito menos. A diferença no preço pode ser tão grande a ponto de sobrar dinheiro para comprar um carro 1.0 de entrada.

Nessa versão, o Honda Civic Touring vem com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de tração e estabilidade com distribuição eletrônica de torque, rodas de liga leve de 17”, piloto automático, ar-condicionado digital de duas zonas, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela sensível ao toque de 7” e espelhamento de celular, painel digital, faróis de LED, teto solar, sensor de chuva e crepuscular, sensor de ponto cego, estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajuste elétrico e câmera de ré.

Assim, vamos te mostrar 10 outros sedãs que vão causar problemas para a venda do Civic topo de linha.

Toyota Corolla Altis - R$ 105.220

Toyota Corolla Altis
Divulgação
Toyota Corolla Altis

É claro que o Toyota seria o primeiro a ser comparado. Afinal, é o eterno rival do Honda Civic e, atualmente, lidera o segmento dos sedãs médios com muita folga – vende mais do que todos os outros somados. A versão Altis , a mais cara, custa R$ 105.220, uma diferença de R$ 19.680 em comparação com o Civic Touring . E, se quer um Corolla , vale a pena esperar um pouco, para pegar o Corolla renovado e, finalmente, com controle de estabilidade.

Honda Civic Touring Toyota Corolla Altis
Preço R$ 124.900  R$ 105.220
Motorização 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina)
Câmbio CVT de sete marchas
 2.0 de 153 cv e 20,7 kgfm (etanol)
Câmbio CVT de sete marchas
Porta-malas 519 litros  470 litros
Entre-eixos 2,70 metros  2,70 metros


Nissan Sentra SL - R$ 95.990

Nissan Sentra 2017
Divulgação
Nissan Sentra 2017

Renovado recentemente, o Nissan Sentra SL convence por ter um pacote de equipamentos bem próximo do oferecido no Honda Civic Touring . O preço também é bem atrativo: R$ 95.990. São R$ 28.910 a menos, com mais R$ 630 dá para usar o troco e comprar um Fiat Palio Fire novo. O problema é que o motor 2.0 do Sentra é bem mais fraco, contando com apenas 140 cv.

Honda Civic Touring Nissan Sentra SL
Preço R$ 124.900 R$ 95.990
Motorização 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina)
Câmbio CVT de sete marchas
2.0 de 140 cv e 20 kgfm (etanol)
Câmbio CVT 
Porta-malas 519 litros 503 litros
Entre-eixos 2,70 metros 2,70 metros 


Volkswagen Jetta 2.0 Highline - R$ 109.050

Volkswagen Jetta
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Jetta

Com o Volkswagen Jetta a escolha é mais complicada. A versão topo de linha Highline traz um motor mais potente, o 2.0 turbo de 220 cv e é mais barato, por R$ 109.050. Só que, para ter alguns itens como banco com ajuste elétrico e sensor de chuva, precisa desembolsar mais R$ 11.424, elevando o preço para R$ 120.474, e ainda assim fica devendo em alguns itens. Teto solar? Mais R$ 4.681.

Honda Civic Touring Volkswagen Jetta 2.0 Highline
Preço R$ 124.900 R$ 125.155
Motorização 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina)
Câmbio CVT de sete marchas
2.0 turbo de 211 cv e 28,6 kgfm (gasolina)
Câmbio automático de seis marchas
Porta-malas 519 litros 510 litros
Entre-eixos 2,70 metros 2,65 metros 


Chevrolet Cruze LTZ 2 - R$ 107.450

Chevrolet Cruze 2017
Divulgação/General Motors
Chevrolet Cruze 2017

A verdadeira ameaça para o Honda Civic é a segunda geração do Chevrolet Cruze . Embora seja menos potente (20 cv a menos), o Cruze usa um motor 1.4 turbo flex em todas as suas versões. Também é bem mais completo na versão LTZ 2, que adiciona um pacote de equipamentos que não aparecem no Civic . E, de quebra, é mais barato, por R$ 107.450, ou seja, R$ 17.450 a menos.

Honda Civic Touring Chevrolet Cruze LTZ 2
Preço R$ 124.900 R$ 107.450
Motorização 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina)
Câmbio CVT de sete marchas
1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm (etanol)
Câmbio automático de seis marchas
Porta-malas 519 litros 440 litros
Entre-eixos 2,70 metros 2,70 metros


Citroën C4 Lounge Exclusive - R$ 92.690

Citroën C4L THP
Divulgação
Citroën C4L THP

O sedã da Citroën é a melhor escolha para quem quer guardar uma grana. A versão completa do C4 Lounge , a Exclusive, custa R$ 92.690, já incluindo o único opcional, os faróis de xênon. Com os R$ 32.210, dava para comprar um Fiat Mobi e ainda sobra um dinheirinho. Só que também é menos equipado, sem a enorme quantidade de equipamentos de segurança que o Honda Civic Touring traz.

Honda Civic Touring Citroën C4 Lounge Exclusive
Preço R$ 124.900 R$ 92.690
Motorização 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina)
Câmbio CVT de sete marchas
1.6 turbo de 173 cv e 24,4 kgfm (etanol)
Câmbio automático de seis marchas
Porta-malas 519 litros 450 litros
Entre-eixos 2,70 metros 2,71 metros 


Renault Fluence Privilège - R$ 98.300

Renault Fluence
divulgação/Renault
Renault Fluence

O Renault Fluence sofre os mesmos problemas que o Citroën C4 Lounge na hora de comparar, por não trazer assistências na direção.  Só que, ao contrário do sedã da rival francesa, conta com um motor mais fraco, o 2.0 aspirado de 143 cv. Uma pena que a Renault tenha tirado de linha a versão GT com motor turbo. Ainda assim, é outra opção bem mais em conta do que o Honda Civic Touring.

Honda Civic Touring Renault Fluence Privilège
Preço R$ 124.900 R$ 98.300
Motorização 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina)
Câmbio CVT de sete marchas
2.0 de 143 cv e 20,3 kgfm (etanol)
Câmbio CVT
Porta-malas 519 litros 530 litros
Entre-eixos 2,70 metros 2,70 metros


Ford Focus Sedan Titanium Plus - R$ 104.590

Ford Focus Fastback
Divulgação
Ford Focus Fastback

Por R$ 104.590, o Focus Sedan Titanium Plus conta com um motor 2.0 flex de 178 cv e traz um item exclusivo: o sistema de estacionamento automático. O que vai pesar muito na escolha dessa versão é o fato de ser oferecido apenas com o câmbio automatizado PowerShift de seis marchas, que vem apresentando tantos problemas que a Ford teve que aumentar a garantia. Pelo menos, nesse carro, tem hastes no volante para trocas manuais.

Honda Civic Touring Ford Focus Sedan Titanium Plus
Preço R$ 124.900 R$ 104.590 
Motorização 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina)
Câmbio CVT de sete marchas
2.0 de 178 cv e 22,5 kgfm (etanol)
Câmbio automatizado de seis marchas
Porta-malas 519 litros 421 litros
Entre-eixos 2,70 metros 2,648 metros 


Ford Fusion 2.0 Titanium - R$ 129.400

Ford Fusion
Divulgação
Ford Fusion

Com os R$ 124.900 do Honda Civic Touring , você não precisa ficar no Ford Focus Sedan . Dá para subir um degrau para o segmento acima e levar um Ford Fusion . Há duas escolhas. Pode pegar a versão com motor 2.5, por R$ 114.400 (mais R$ 4 mil pelo teto solar), ou investir mais um pouco e ficar com a configuração Titanium com motor 2.0 turbo de 234 cv, por R$ 129.400, sem dever muito nos equipamentos (só fica sem teto solar).

Honda Civic Touring Ford Fusion 2.0 Titanium
Preço R$ 124.900 R$ 129.400
Motorização 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina)
Câmbio CVT de sete marchas
2.0 turbo de 234 cv e 38,6 kgfm (gasolina)
Câmbio automático de seis marchas
Porta-malas 519 litros 514 litros
Entre-eixos 2,70 metros 2,85 metros


Audi A3 Sedan Ambiente- R$ 137.990

Audi A3 Sedan Flex
Divulgação
Audi A3 Sedan Flex

A pergunta principal é: Dá para comprar um sedã premium com o preço desse Honda Civic Touring ? Sim, mas apenas o Audi A3 Sedan na configuração Ambiente. É menos potente (150 cv) e menos equipado (GPS e sensor de estacionalmento só como opcionais). Custa R$ 117.990, mais R$ 20 mil pelo pacote de opcionais que o deixaria mais completo que o Civic . E é um Audi .

Honda Civic Touring Audi A3 Sedan Ambiente
Preço R$ 124.900 R$ 137.990
Motorização 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina)
Câmbio CVT de sete marchas
1.4 turbo de 150 cv e 25,4 kgfm (etanol)
Câmbio automático de seis marchas
Porta-malas 519 litros 425 litros
Entre-eixos 2,70 metros 2,64 metros


Toyota Prius - R$ 119.950

Toyota Prius
Divulgação/Toyota
Toyota Prius

Quer uma opção que, no longo prazo, vai pesar menos no bolso? Vá de Toyota Prius , principalmente se mora em São Paulo. Ele é isento do rodízio municipal, a prefeitura vai devolver 50% do valor do IPVA e é o carro mais econômico do país em consumo de combustível: 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, segundo o Inmetro. E isso por R$ 119.950, menos do que o Honda Civic Touring cobra

Honda Civic Touring Toyota Corolla Altis
Preço R$ 124.900 R$ 119.950
Motorização 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina)
Câmbio CVT de sete marchas
1.8 de 98 cv e 14,2 kgfm (gasolina)
Motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm
Câmbio CVT
Porta-malas 519 litros 412 litros
Entre-eixos 2,70 metros 2,7 metros
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.