O Honda Civic é um dos lançamentos mais esperados do ano, por chegar à décima geração depois de uma nona bem apagada. No entanto, no momento da apresentação, veio uma surpresa nada agradável: a versão topo de linha Touring custa R$ 124.900 e o motor 1.5 turbo de 173 cv aparece só nessa configuração. Um preço bem alto e até proibitivo para a maioria da população.
Ao ver o preço, muita gente (inclusive nós que escrevemos em iG Carros ) pensamos: é possível comprar uma série de outros modelos pelo mesmo valor. E é verdade. Dá até para passar para um sedã de uma marca premium ou de um segmento acima. Ou, se prefere economizar, comprar uma versão completa de um dos rivais por muito menos. A diferença no preço pode ser tão grande a ponto de sobrar dinheiro para comprar um carro 1.0 de entrada.
Nessa versão, o Honda Civic Touring vem com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de tração e estabilidade com distribuição eletrônica de torque, rodas de liga leve de 17”, piloto automático, ar-condicionado digital de duas zonas, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela sensível ao toque de 7” e espelhamento de celular, painel digital, faróis de LED, teto solar, sensor de chuva e crepuscular, sensor de ponto cego, estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajuste elétrico e câmera de ré.
Assim, vamos te mostrar 10 outros sedãs que vão causar problemas para a venda do Civic topo de linha.
Toyota Corolla Altis - R$ 105.220
É claro que o Toyota seria o primeiro a ser comparado. Afinal, é o eterno rival do Honda Civic e, atualmente, lidera o segmento dos sedãs médios com muita folga – vende mais do que todos os outros somados. A versão Altis , a mais cara, custa R$ 105.220, uma diferença de R$ 19.680 em comparação com o Civic Touring . E, se quer um Corolla , vale a pena esperar um pouco, para pegar o Corolla renovado e, finalmente, com controle de estabilidade.
Honda Civic Touring | Toyota Corolla Altis | |
Preço | R$ 124.900 | R$ 105.220 |
Motorização | 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina) Câmbio CVT de sete marchas |
2.0 de 153 cv e 20,7 kgfm (etanol) Câmbio CVT de sete marchas |
Porta-malas | 519 litros | 470 litros |
Entre-eixos | 2,70 metros | 2,70 metros |
Nissan Sentra SL - R$ 95.990
Renovado recentemente, o Nissan Sentra SL convence por ter um pacote de equipamentos bem próximo do oferecido no Honda Civic Touring . O preço também é bem atrativo: R$ 95.990. São R$ 28.910 a menos, com mais R$ 630 dá para usar o troco e comprar um Fiat Palio Fire novo. O problema é que o motor 2.0 do Sentra é bem mais fraco, contando com apenas 140 cv.
Honda Civic Touring |
Nissan Sentra SL
|
|
Preço | R$ 124.900 | R$ 95.990 |
Motorização | 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina) Câmbio CVT de sete marchas |
2.0 de 140 cv e 20 kgfm (etanol) Câmbio CVT |
Porta-malas | 519 litros | 503 litros |
Entre-eixos | 2,70 metros | 2,70 metros |
Volkswagen Jetta 2.0 Highline - R$ 109.050
Com o Volkswagen Jetta a escolha é mais complicada. A versão topo de linha Highline traz um motor mais potente, o 2.0 turbo de 220 cv e é mais barato, por R$ 109.050. Só que, para ter alguns itens como banco com ajuste elétrico e sensor de chuva, precisa desembolsar mais R$ 11.424, elevando o preço para R$ 120.474, e ainda assim fica devendo em alguns itens. Teto solar? Mais R$ 4.681.
Honda Civic Touring |
Volkswagen Jetta 2.0 Highline
|
|
Preço | R$ 124.900 | R$ 125.155 |
Motorização | 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina) Câmbio CVT de sete marchas |
2.0 turbo de 211 cv e 28,6 kgfm (gasolina) Câmbio automático de seis marchas |
Porta-malas | 519 litros | 510 litros |
Entre-eixos | 2,70 metros | 2,65 metros |
Chevrolet Cruze LTZ 2 - R$ 107.450
A verdadeira ameaça para o Honda Civic é a segunda geração do Chevrolet Cruze . Embora seja menos potente (20 cv a menos), o Cruze usa um motor 1.4 turbo flex em todas as suas versões. Também é bem mais completo na versão LTZ 2, que adiciona um pacote de equipamentos que não aparecem no Civic . E, de quebra, é mais barato, por R$ 107.450, ou seja, R$ 17.450 a menos.
Honda Civic Touring |
Chevrolet Cruze LTZ 2
|
|
Preço | R$ 124.900 | R$ 107.450 |
Motorização | 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina) Câmbio CVT de sete marchas |
1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm (etanol) Câmbio automático de seis marchas |
Porta-malas | 519 litros | 440 litros |
Entre-eixos | 2,70 metros | 2,70 metros |
Citroën C4 Lounge Exclusive - R$ 92.690
O sedã da Citroën é a melhor escolha para quem quer guardar uma grana. A versão completa do C4 Lounge , a Exclusive, custa R$ 92.690, já incluindo o único opcional, os faróis de xênon. Com os R$ 32.210, dava para comprar um Fiat Mobi e ainda sobra um dinheirinho. Só que também é menos equipado, sem a enorme quantidade de equipamentos de segurança que o Honda Civic Touring traz.
Honda Civic Touring |
Citroën C4 Lounge Exclusive
|
|
Preço | R$ 124.900 | R$ 92.690 |
Motorização | 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina) Câmbio CVT de sete marchas |
1.6 turbo de 173 cv e 24,4 kgfm (etanol) Câmbio automático de seis marchas |
Porta-malas | 519 litros | 450 litros |
Entre-eixos | 2,70 metros | 2,71 metros |
Renault Fluence Privilège - R$ 98.300
O Renault Fluence sofre os mesmos problemas que o Citroën C4 Lounge na hora de comparar, por não trazer assistências na direção. Só que, ao contrário do sedã da rival francesa, conta com um motor mais fraco, o 2.0 aspirado de 143 cv. Uma pena que a Renault tenha tirado de linha a versão GT com motor turbo. Ainda assim, é outra opção bem mais em conta do que o Honda Civic Touring.
Honda Civic Touring | Renault Fluence Privilège | |
Preço | R$ 124.900 | R$ 98.300 |
Motorização | 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina) Câmbio CVT de sete marchas |
2.0 de 143 cv e 20,3 kgfm (etanol) Câmbio CVT |
Porta-malas | 519 litros | 530 litros |
Entre-eixos | 2,70 metros | 2,70 metros |
Ford Focus Sedan Titanium Plus - R$ 104.590
Por R$ 104.590, o Focus Sedan Titanium Plus conta com um motor 2.0 flex de 178 cv e traz um item exclusivo: o sistema de estacionamento automático. O que vai pesar muito na escolha dessa versão é o fato de ser oferecido apenas com o câmbio automatizado PowerShift de seis marchas, que vem apresentando tantos problemas que a Ford teve que aumentar a garantia. Pelo menos, nesse carro, tem hastes no volante para trocas manuais.
Honda Civic Touring | Ford Focus Sedan Titanium Plus | |
Preço | R$ 124.900 | R$ 104.590 |
Motorização | 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina) Câmbio CVT de sete marchas |
2.0 de 178 cv e 22,5 kgfm (etanol) Câmbio automatizado de seis marchas |
Porta-malas | 519 litros | 421 litros |
Entre-eixos | 2,70 metros | 2,648 metros |
Ford Fusion 2.0 Titanium - R$ 129.400
Com os R$ 124.900 do Honda Civic Touring , você não precisa ficar no Ford Focus Sedan . Dá para subir um degrau para o segmento acima e levar um Ford Fusion . Há duas escolhas. Pode pegar a versão com motor 2.5, por R$ 114.400 (mais R$ 4 mil pelo teto solar), ou investir mais um pouco e ficar com a configuração Titanium com motor 2.0 turbo de 234 cv, por R$ 129.400, sem dever muito nos equipamentos (só fica sem teto solar).
Honda Civic Touring | Ford Fusion 2.0 Titanium | |
Preço | R$ 124.900 | R$ 129.400 |
Motorização | 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina) Câmbio CVT de sete marchas |
2.0 turbo de 234 cv e 38,6 kgfm (gasolina) Câmbio automático de seis marchas |
Porta-malas | 519 litros | 514 litros |
Entre-eixos | 2,70 metros | 2,85 metros |
Audi A3 Sedan Ambiente- R$ 137.990
A pergunta principal é: Dá para comprar um sedã premium com o preço desse Honda Civic Touring ? Sim, mas apenas o Audi A3 Sedan na configuração Ambiente. É menos potente (150 cv) e menos equipado (GPS e sensor de estacionalmento só como opcionais). Custa R$ 117.990, mais R$ 20 mil pelo pacote de opcionais que o deixaria mais completo que o Civic . E é um Audi .
Honda Civic Touring | Audi A3 Sedan Ambiente | |
Preço | R$ 124.900 | R$ 137.990 |
Motorização | 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina) Câmbio CVT de sete marchas |
1.4 turbo de 150 cv e 25,4 kgfm (etanol) Câmbio automático de seis marchas |
Porta-malas | 519 litros | 425 litros |
Entre-eixos | 2,70 metros | 2,64 metros |
Toyota Prius - R$ 119.950
Quer uma opção que, no longo prazo, vai pesar menos no bolso? Vá de Toyota Prius , principalmente se mora em São Paulo. Ele é isento do rodízio municipal, a prefeitura vai devolver 50% do valor do IPVA e é o carro mais econômico do país em consumo de combustível: 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, segundo o Inmetro. E isso por R$ 119.950, menos do que o Honda Civic Touring cobra
Honda Civic Touring | Toyota Corolla Altis | |
Preço | R$ 124.900 | R$ 119.950 |
Motorização | 1.5 turbo de 175 cv e 22,4 kgfm (gasolina) Câmbio CVT de sete marchas |
1.8 de 98 cv e 14,2 kgfm (gasolina) Motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm Câmbio CVT |
Porta-malas | 519 litros | 412 litros |
Entre-eixos | 2,70 metros | 2,7 metros |