Sem ajuda do governo, carros elétricos e híbridos são poucos e caros. Veja detalhes dos seis carros elétricos e híbridos à venda no País

Quem quiser dar um passo a mais para ter um carro mais ecologicamente correto, teria que ir atrás de um veículo com motorização híbrida ou até mesmo um elétrico. No entanto, isso não é tão simples no Brasil. Como o governo não dá grandes incentivos como em outros países, a conta não fecha para as fabricantes, que tem duas escolhas: Trazer o automóvel por um preço alto ou, como muitos fizeram, desistir.

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Poucas decidem remar contra a maré e vender carros elétricos ou híbridos no Brasil. Algumas ensaiaram o lançamento, como a Nissan , que entregou unidades do Leaf para taxistas do Rio de Janeiro, enquanto a Renault deu alguns Twizy e Zoe para a prefeitura de Curitiba (enquanto planejava trazer o Fluence ZE ). Cansaram de esperar por uma política de incentivos do governo e cancelaram os planos.

Depois de muita espera, veio o incentivo para carros elétricos e híbridos. Os veículos que usam motor elétrico ou com célula de combustível (que usam hidrogênio) têm isenção do imposto de importação, desde que tenham autonomia mínima de 80 km. Já o imposto para os híbridos cai de 35% e fica entre 7% e zero, de acordo com o nível de eficiência energética e o tamanho do motor a combustão. Além disso, há algumas iniciativas mais específicas de algumas cidades. São Paulo, por exemplo, devolve metade do IPVA do veículo e o deixa isento do rodízio municipal.

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Conheça os 6 carros elétricos e híbridos à venda no Brasil:


Toyota Prius - R$ 123.950

Em sua nova geração, o Toyota Prius é o híbrido mais acessível do País, por R$ 123.950.
Divulgação/Toyota
Em sua nova geração, o Toyota Prius é o híbrido mais acessível do País, por R$ 123.950.

Lançada no Brasil em junho, a nova geração do Toyota Prius é o carro “verde” mais em conta do Brasil, em versão única por R$ 123.950. O sedã ganhou uma nova cara com design bem polêmico e utiliza uma combinação do motor 1.8, a gasolina, de 98 cv e 14,2 kgfm de torque com um elétrico de 72 cv e 16 kgfm.  É o carro mais econômico do país, com um consumo declarado do Inmetro de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada – na vida real, pode fazer até 30 km/l.

Lexus CT200h - R$  129.990

Mesmo sendo a marca de luxo da Toyota, a Lexus oferece um híbrido em um valor bem próximo do Prius. O hatch CT200h tem preços a partir de R$ 129.990
Divulgação/Lexus
Mesmo sendo a marca de luxo da Toyota, a Lexus oferece um híbrido em um valor bem próximo do Prius. O hatch CT200h tem preços a partir de R$ 129.990

A marca de luxo da Toyota também aposta em um híbrido no Brasil. O hatchback CT200h é mais forte do que o Prius , com um 1.8 de 99 cv e 14,5 kgfm combinado ao motor elétrico de 82 cv e 21 kgfm. A marca diz que ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. Esse desempenho tem um custo. Segundo o Inmetro, o hatch faz 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, apenas com gasolina. Além disso, é mais caro, com preços que vão de R$ 129.990 a 149.900.

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Ford Fusion Hybrid - R$ 159.500

O Ford Fusion Hybrid pode fazer até 16,8 km/l, mas custa R$ 159.500.
Divulgação
O Ford Fusion Hybrid pode fazer até 16,8 km/l, mas custa R$ 159.500.

Reestilizado, o Ford Fusion Hybrid continua a ser oferecido no Brasil como a versão topo de linha do sedã, por R$ 159.500. Conta com um motor 2.0 de 140 cv, enquanto o elétrico gera 50 cv. É capaz de fazer 15,1 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada. O preço mais alto é justificado pelo pacote de equipamentos do sedã, que traz todos os mimos vistos no Fusion Titanium , incluindo controle de cruzeiro adaptativo e a central multimídia Sync 3.

BMW i3 - R$ 169.900

Carros elétricos seriam inexistentes no Brasil. Felizmente, a BMW deu uma chance para o i3, mesmo que custe R$ 169.990.
Divulgação
Carros elétricos seriam inexistentes no Brasil. Felizmente, a BMW deu uma chance para o i3, mesmo que custe R$ 169.990.

Só falamos de híbridos até agora, e cadê os carros elétricos? O BMW i3 é o único automóvel do país movido exclusivamente por um motor a gasolina. Tem um desempenho de respeito, graças ao motor de 170 cv e 25,5 kgfm, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,25 segundos. A versão vendida no Brasil, por R$ 169.990, vem com um pequeno motor dois cilindros de moto, usado como gerador para recarregar as baterias. Com isso, a autonomia chega a 300 km, com um rendimento médio de 60,5 km/l.

Mitsubishi Outlander PHEV - R$ 204.990

Tem SUV híbrido no Brasil, na forma do Mitsubishi Outlander PHEV, por R$ 204.990.
Divulgação/Mitsubishi
Tem SUV híbrido no Brasil, na forma do Mitsubishi Outlander PHEV, por R$ 204.990.

O maior SUV da Mitsubishi no Brasil tem uma versão híbrida chamada Outlander PHEV . Nessa configuração, o motor 2.0 de 121 cv e 19,4 kgfm de torque passa a trabalhar em conjunto com dois motores elétricos de 82 cv. Pode recarregar as baterias com a força do motor a gasolina ou com o uso de uma tomada. No modo elétrico, roda por 60 km, mas alcança um rendimento de 55,2 km/l, segundo a fabricante. É vendido por R$ 204.990.

BMW i8 - R$ 799.950

Vendido por R$ 799.950, o BMW i8 tem um design bem fora do comum.
Divulgação/BMW
Vendido por R$ 799.950, o BMW i8 tem um design bem fora do comum.

O BMW i8 segue uma linha diferente do i3. Por ser um superesportivo, a marca alemã apostou em uma motorização híbrida, composta pelo 1.5 turbo de três cilindros (usado também no novo Mini ) de 231 cv e 32,6 kgfm, e o elétrico de 131 cv e 25,5 kgfm. A autonomia no modo elétrico é pequena, de apenas 32 km. Foi feito para andar rápido. Quando combina os motores, vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. É um carro bem exclusivo, já que custa R$ 799.950.

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