Bruce Wayne , o homem responsável pelo Batman , não pode sair pelas ruas de Gotham com os tradicionais batmóveis , afinal, os vilões descobririam facilmente quem é a pessoa por trás do traje de homem-morcego. Nos filmes, Wayne é visto com Lamborghinis , Corvettes , entre outros carros esportivos, e inspirou a Pininfarina a criar versões exclusivas do Battista e do B95 .
Os dois modelos receberam versões Gotham e Dark Knight , uma referência à cidade onde o quadrinho e os filmes são ambientados e Cavaleiro das Trevas , uma das alcunhas do herói e também o nome do filme lançado em 2008 .
Os carros da linha Gotham trazem pintura brilhante na cor cinza e detalhes em preto, enquanto o interior usa couro na cor marrom com detalhes acolchoados e costura bege.
Já os modelos da linha Dark Knight , como o próprio nome sugere, são pintados na cor preta e possuem interior em alcântara e couro, também na cor preta, com costuras em amarelo para dar um contraste.
Nos dois modelos, as rodas são de 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira e são produzidas com alumínio forjado .
A motorização é a mesma do Battista e B95 convencionais, que não decepcionam. Os primeiros modelos feitos pela Pininfarina são 100% elétricos e contam com baterias de 120 kWh que abastecem quatro motores elétricos, que entregam até 1900 cv de potência e 234,5 kgfm de torque . O conjunto é fornecido pela Rimac .
Os supercarros conseguem atingir os 100 km/h em 1,89 segundos e alcançar os 300 km/h em 10,49 segundos , com velocidade máxima de 350 km/h e alcance de 476 km no ciclo WLTP. Para efeito de comparação, os novos carros da Fórmula E alcançam os 100 km/h em 1,86 segundos .
Trazendo para o mundo real, enquanto o Battista e o N95 estão chegando aos 300 km/h, uma Fiat Strada com o motor 1.0 turbo está alcançando os 100 km/h.
Mudanças exclusivas
A aerodinâmica do Battista recebeu melhorias nas versões que homenageiam o homem-morcego. Agora, o modelo conta com barbatanas de tubarão na abertura traseira, asa traseira em carbono e o logotipo da Wayne Enterprises , empresa fictícia de propriedade de Bruce Wayne .
O logotipo da empresa do mundo da ficção também está no interior do veículo e todo o sistema de multimídia tem a voz de Alfred Pennyworth , o mordomo e tutor de Bruce Wayne nos quadrinhos e nos filmes.
Produtora quer transformar Batman em marca de luxo
A parceria entre o mundo de Batman e a Pininfarina não aconteceu por acaso e nem porque os italianos amam muito o herói . Pode até ser o caso, mas na realidade é uma parceria entre a Warner Bros ., detentora dos direitos sobre o nome Batman e tudo o que envolve o universo do homem-morcego .
A ideia é transformar Batman e Bruce Wayne em um estilo de vida, e agregar valor à marca Batman. No site “ BruceWayneX.com ”, é possível ver produtos como Jetskis, bicicletas elétricas, além dos modelos da Pininfarina , todos inspirados em Batman e claro, de edição limitadíssima. O site conta ainda com uma seção de residências de luxo e de experiências relacionadas ao mundo de Batman , entretanto, detalhes não são fornecidos.
Até o Tumbler , uma espécie de tanque de guerra utilizado em “ O Cavaleiro das Trevas Ressurge ”, está disponível no site. Entretanto, o batmóvel será produzido em apenas 10 unidades , e é necessário alocar um pedido de compra do modelo.
Quais os preços dos carros inspirados em Batman?
Segundo o site, os Pininfarina Battista serão oferecidos por 3,4 milhões de Euros , algo próximo de 18,5 milhões de reais . Já os modelos B95 , as versões sem teto do Battista, são oferecidas por 4,9 milhões de Euros , algo próximo de 26,7 milhões de reais.
Não se sabe ainda quantos modelos serão produzidos. Inicialmente, a ideia da Pininfarina era de produzir 150 unidades do Battista e 10 do B95, mas a fabricante não determinou se a produção do modelo já foi encerrada.