Jeep Renegade: mesmo quase sem novidades desde que foi lançado, em 2016, o SUV ainda tem fôlego nas vendas
Divulgação/Fiat-Chrysler
Jeep Renegade: mesmo quase sem novidades desde que foi lançado, em 2016, o SUV ainda tem fôlego nas vendas

O mercado de utilitários esportivos compactos continua agitado. De acordo com o balanço mensal divulgado pela Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), no mês de abril o Jeep Renegade foi o modelo mais vendido do segmento, o que não acontecia desde agosto úlltimo. Foram 4.462 unidades ante 3.785 do Hyundai Creta, o segundo colocado, e 3.701 do Nissan Kicks, o terceiro.

LEIA MAIS: Veja as projeções que mostram como ficará o Jeep Renegade em 2019

Contudo, considerando as vendas acumuladas dos quatro primeiros meses do ano, o Honda HR-V ainda segue na frente, com 16.354 unidades vendidas, com o Nissan Kicks em segundo (16.021) e o Jeep Renegade em seguida (13.428). Mesmo sem grandes novidades, o modelo da marca americana ainda mostra fôlego no mercado que vem se tornando cada vez mais disputado.

 Entre altos e baixos, o que tem chamado atenção nos últimos meses é alta nas vendas do Kicks, que chegou a vender em abril mais que o dobro na comparação com o mesmo mês do ano passado. O Hyundai Creta também vem subindo posições, mas num ritmo mais lento, limitado, em parte, pela capacidade de produção da fábrica em Piracicaba (SP). 

O sinal de alerta fica por conta do Honda HR-V, que vem perdendo apelo no mercado desde o início de 2017. Apesar de ainda ser o SUV compacto mais vendido no acumulado do ano, o carro já pede novidades para voltar a ganhar apelo. A versão renovada já foi lançada no Japão de deverá ser mostrada no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, entre 9 e 18 de novembro. Suas vendas no Brasil deverão começar logo em seguida, ou até o início de 2019.

O que ainda vem por aí

Citroen C4 Cactus: eis a primeira imagem oficial da versão nacional do modelo que será feito no Brasil no segundo semestre
Divulgação
Citroen C4 Cactus: eis a primeira imagem oficial da versão nacional do modelo que será feito no Brasil no segundo semestre

 O segmento que mais cresce não apenas no Brasil, mas em todo o mundo não para de receber novidades. Por aqui, o Citroën C4 Cactus, feito em Porto Real (RJ), será uma das primeiras novidades a serem lançadas. A marca francesa confirma que o carro chega no segundo semestre, sem cravar uma data exata, mas sabe-se que o lançamento deverá ser em outubro.

LEIA MAIS: Citroën confirma que fabricará C4 Cactus no Brasil a partir do segundo semestre

Entre outros detalhes, o C4 Cactus vendido no mercado brasileiro poderá ser equipado com motores 1.6 flex, turbo e aspirado. Ambos poderão ser acoplados ao câmbio automático de seis marchas ou manual, de cinco.  A base será a mesma do 2008 e 208, portanto nada da mais moderna EMP2 usada no 3008, que continua sendo importado da França.

Ainda entre as marcas francesas, outra novidade será a versão renovada do Renault Duster. Assim como o C4 Cactus, o carro também já foi mostrado em outros mercados e tudo indica que dará as caras no Salão de Automóvel, em novembro. Passará a ter acabamento um pouco mais caprichado, nova central multimídia e mudanças no desenho, o que inclui uma traseira cujas lanternas lembram as do Jeep Renegade.

LEIA MAIS: Segredo! Imagem revela lateral do VW T-Cross, sem nenhum disfarce

E no início de 2019 chega o VW T-Cross, feito em São José dos Pinhais (SP), com a mesma base do Polo. Contará com motor 1.6 aspirado ou 1.0 turbo, ambos com câmbio automático de seis marchas. Tomando como base do Skoda Kamiq, que ainda está sendo mostrado no Salão de Pequim (China), modelo que terá o mesmo porte do T-Cross, o novo SUV da VW deverá ter 4,39 metros de comprimento por 1,78 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. Confira abaixo os 10 SUVs compactos mais vendidos em abril, pelo balanço da Fenabrave.

1 – Jeep Renegade – 4.462 

 2 -  Hyundai Creta – 3.785

 3 – Nissan Kicks – 3.701

 4 – Honda HR-V – 3.522 

 5 – Ford EcoSport – 2.432

6 – Chevrolet Tracker – 2.562 

7 –Renault Captur -  1.684

8 -  Renault Duster – 1.633

9 – Honda WR-V – 1.185

10 – JAC T40 – 236

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!