Realizar o sonho de ter um carro novo na garagem também implica em se proteger de imprevistos, como reparos inesperados. Porém, em tempos de crise, vale a pena saber qual é e melhor alternativa para não ter problemas com o bolso. Entre as alternativas, há dois tipos de garantia, a estentida e a mecânica, sobre as quais o executivo da Allianz Automotive, Ricardo Sardagna, explica detalhes.
Ele explica que a garantia estendida é uma extensão do prazo da garantia oferecida pela montadora, tipicamente por 12 ou 24 meses, e garante aos motoristas tranquilidade com a cobertura de custo para reparos. Também existem produtos de garantia estendida reduzida, nos quais alguns componentes do veículo deixam de ter cobertura durante o período de extensão.
Ainda conforme o executivo, esses produtos começam a valer quando a garantia do fabricante termina, resultando em boa alternativa para manter sob controle os gastos com o automóvel. "São válidos para v eículos novos ou seminovos que ainda tenham garantia de fábrica vigente. As modalidades denominadas como garantia mecânica são adequadas para veículos usados que já não tenham a garantia de fábrica", explica Sardagna.
Neste caso, há diversos módulos de cobertura, sendo “motor e câmbio” o mais básico e comum no mercado, porém, pacotes de cobertura mais ampla também podem ser contratados para amparar outros componentes do veículo. "Você terá acesso à rede de oficinas de reparo com profissionais qualificados, com cobertura para os custos de peças e mão de obra dos reparos", ressalta o executivo
Mais dicas sobre garantia veicular
O mercado de carros usados no Brasil é um dos maiores. "Para você ter uma ideia, a cada carro novo vendido, são quatro usados. E por isso, a garantia mecânica é um produto com bastante potencial de crescimento e um grande valor agregado para os consumidores. Essa escolha é útil em casos de reparos devido ao envelhecimento ou à manutenção inadequada de proprietários anteriores.
A possibilidade de configuração do pacote é extensa. Há variações de pacotes desde os planos de entrada com opções apenas para motor e câmbio até pacotes completos, que contemplam o sistema de transmissão, suspensão, freios e componentes elétricos.
Uma dica para os motoristas que vão adquirir a proteção: conheça a reputação da empresa e busquem pelos índices de atendimento ao cliente, que sejam confiáveis e claro, que ofereçam ótimas seleções de cobertura”, finaliza o especialista.