Diferentemente do Latin NCAP, os testes Car Group realizados pelo Cesvi Brasil sobre os índices de reparabilidade dos automóveis são voluntários. Portanto, a fabricante pode escolher se quer ou não participar, além de não ter a obrigatoriedade de enviar todo o seu repertório de veículos para o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
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A lista com o índice de reparabilidade e manutenção é disponibilizada mensalmente pelo Cesvi, onde você pode comprovar quais foram os modelos escolhidos por suas respectivas fabricantes para os testes. A reportagem de iG Carros mostra quais são os modelos mais caros e complicados para consertar, de acordo com o ranking divulgado no Car Group .
Vale lembrar que após a avaliação do carro avariado, cada veículo ganha uma nota de 10 a 60. Quanto menor o valor, melhor o índice de manutenção do automóvel. Vamos ao ranking:
5 - Suzuki Jimny - Car Group: 50
Sendo um carro de nicho, é normal que a manutenção do aventureiro Jimny seja mais cara e complicada. De acordo com os testes do Car Group, o único carro da Suzuki avaliado recebeu 50 pontos. O Jimny é vendido em cinco versões: 4Work (R$ 69.990), 4All (R$ 70.990), 4Sport (R$ 78.990), Off-Road (R$ 77.990) e Desert (R$ 85.990).
O conjunto mecânico é o mesmo para todas as versões, com motor 1.3 de 85 cv de potência e 11,2 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco velocidades. Com pneus 80% off-road e 20% urbanos, não é um carro para qualquer um na versão Desert.
4 - Renault Duster - Car Group: 52
Outro modelo que aparece na lista dos carros com manutenção mais cara e complicada é o Renault Duster . De acordo com os testes do Car Group, o modelo mereceu nota 50. As versões começam no pacote Expression (R$ 68.990), Dynamique (R$ 79.990) e GoPro (R$ 81.990).
A versão mais em conta traz motor 1.6 SCe de 120 cv de potência e câmbio manual de cinco velocidades. O modelo intermediário já passa a contar com o câmbio do tipo CVT X-Tronic, enquanto a versão mais cara traz motor 2.0, de 150 cv e câmbio manual.
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3 - Nissan March - Car Group: 58
De acordo com o ranking do Car Group, o Nissan March é avaliado em 58 pontos nos índices de reparabilidade. O portfólio começa na versão 1.0 SV (R$ 51.490), passando para a 1.6 SV (R$ 56.490), além dos modelos automáticos 1.6 SV CVT (R$ 62.190) e 1.6 SL CVT (R$ 65.190).
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O motor 1.0 desenvolve 77 cv de potência e 10 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Já a unidade 1.6 entrega honestos 111 cv de potência e 15,1 kgfm de torque, com opções manual e CVT.
2 - Jeep Renegade - Car Group: 58
O Jeep Renegade é o SUV compact mais vendido atualmente, mas aparece entre os modelos com os maiores custos de reparabilidade, com 58 pontos no ranking do Car Group. O SUV compacto tem seis versões: 1.8 Sport (R$ 89.990), 1.8 Longitude (R$ 104.990), 1.8 Limited (R$ 109.990), 2.0 Longitude (R$ 134.990) e 2.0 Trailhawk (R$ 145.990).
São apenas duas opções de motorização: 1.8 de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas; ou 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio automático de nove marchas.
1 - Fiat Weekend - Car Group: 60
A Fiat Weekend gabaritou todos os critérios que configuram um carro difícil e caro de consertar, de acordo com o Car Group. O modelo recebeu 60 pontos, ou seja, nota máxima no índice de reparabilidade. São apenas duas versões: 1.4 Attractive (R$ 67.990) e 1.8 Adventure (R$ 85.590).
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O motor 1.4 entrega 86 cv de potência e 12,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Já o modelo Adventure conta com o propulsor 1.8 de 132 cv de potência e 18,9 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco marchas. Está prestes a sair de linha.