Cadillac dos anos 60 faz parte das raridades do Box 54, que fica em Araçariguama,  no interior de São Paulo
Cauê Lira/iG Carros
Cadillac dos anos 60 faz parte das raridades do Box 54, que fica em Araçariguama, no interior de São Paulo

Há um velho ditado entre os colecionadores de carros clássicos : “se você tem vários, não tem nenhum”. E de fato, é humanamente impossível que o sujeito cuide sozinho de um grande acervo de automóveis. O pneu murcha, a bateria descarrega e diversos problemas em decorrência da estagnação começam a aparecer. A partir deste empecilho, o empresário Marcos Cardoso teve o estalo para criar o Box 54.

LEIA MAIS: Museu Dodge: um paraíso Mopar no interior de São Paulo

Sem espaço para guardar sua coleção com mais de 200 automóveis, Marcos abriu o Box 54 em Araçariguama (a 30 minutos da capital paulista), e agora vende vagas para colecionadores que não têm tempo de cuidar como gostariam de suas relíquias. O complexo realmente lembra uma marina, mas com cheiro de gasolina no lugar do sal.

A reportagem do iG retornou ao Box cinco anos após a inauguração para mostrar as raridades que chegaram e que se mantiveram de pé no complexo ao longo deste período. A maior parte do acervo do local pertence ao próprio dono.

Ford T

Ford T, o carro que inaugurou a manufatura como conhecemos hoje
Cauê Lira/iG Carros
Ford T, o carro que inaugurou a manufatura como conhecemos hoje

Avaliado em mais de R$ 250 mil, o Ford T 1911 de Marcos Cardoso é um dos carros mais antigos do Brasil. Ele revolucionou a indústria automotiva mundial como um dos primeiros veículos projetados para a manufatura, processo que hoje é conhecido nos livros de história como “fordismo”. Fabricado entre 1908 e 1927, o Ford T emplacou mais de 15 milhões de unidades ao redor do mundo.

Willys Gordini

Gordini, o modelo da Willys Overland que fez fama nas mãos de Emerson Fittipaldi
Cauê Lira/iG Carros
Gordini, o modelo da Willys Overland que fez fama nas mãos de Emerson Fittipaldi

Em 1959, a Willys Overland do Brasil queria um veículo para concorrer com o Volkswagen Fusca no âmago nacional. A marca obteve a licença para produzir o Renault Dauphine, que tinha fama de ser um veículo frágil nos Estados Unidos e na Europa. O jeito foi trocar seu nome para “Gordini”, fazendo referência à equipe de Fórmula 1 que encerrou as atividades em 1957. A partir disso, a Willys Overland emplacou 40 mil unidades do modelo em seis anos de produção.

Você viu?

LEIA MAIS: Chevrolet D20 foi sinônimo de trabalho nos anos 80

Volkswagen SP-2

SP2, o Volkswagen mais bonito da década de 1970
Cauê Lira/iG Carros
SP2, o Volkswagen mais bonito da década de 1970

O Volkswagen SP nasceu das folhas de rascunho do designer Marcio Piancastelli, que faleceu em junho de 2015. Feito sobre a mesma plataforma da Variant, o modelo chamou atenção em 1972 pelo design esportivo - ainda que levasse longos 17,1 segundos para atingir 100 km/h. Ele logo foi classificado como “o Volkswagen mais bonito do mundo”, tendo algumas unidades exportadas até para a Alemanha. Sua produção durou até 1976.

Miura Sport

Miura Sport, o esportivo brasileiro com DNA de supercarro italiano
Cauê Lira/iG Carros
Miura Sport, o esportivo brasileiro com DNA de supercarro italiano

Os empresários gaúchos Aldo Besson e Itelmar Gobbi, donos de uma fabricante de bancos e componentes automotivos, decidiram ampliar os negócios, com o objetivo de criar um esportivo nacional com design inspirado nos modelos italianos. Em 1977, nascia o Miura Sport, modelo que ficou marcado pela carroceria expressiva com a frente em formato de cunha. Durante os próximos 15 anos, a marca produziu outras opções de carroceria, incluindo o Targa de 1982, o conversível Spider de 1983 e o esportivo Top Sport de 1990.

Jaguar Mark V

Jaguar Mark V, a lenda do pós-guerra na Grã-Bretanha
Cauê Lira/iG Carros
Jaguar Mark V, a lenda do pós-guerra na Grã-Bretanha

Por conta da crise que assolou a Europa após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Jaguar Mark V não foi necessariamente um exemplo de best-seller - e isso acrescenta valor aos modelos que sobrevivem até hoje. Fabricado entre 1948 e 1951, a marca britânica emplacou cerca de 10,500 exemplares. Apesar da carroceria elegante, era apontado como um verdadeiro “banheirão” pela imprensa especializada da época. Um teste de época realizado pela revista The Motor constatou que seu 0 a 100 km/h acontecia em inimagináveis 20,6 segundos.

LEIA MAIS: Escort XR-3 Benetton: conheça a série especial com motor 1.8

Box 54
Onde: Araçariguama (SP)
Endereço: Estrada Gregório Spina, n° 341, Galpão O (Distrito Industrial)
Telefone de contato: (11) 4204-1280
Mais informações: site oficial

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!