O Escort XR3 chegou ao mercado brasileiro em 1984. Trazia espírito esportivo e, especialmente, um estilo que marcou época e fez muita gente sonhar acordado com a simples possibilidade de acelerar o hatch, cujo slogan era “A máquina total”. Não foi à toa que o garoto-propaganda era Ayrton Senna.
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Ao contrário do Escort XR3 europeu, onde recebeu o motor de 96 cv, por aqui a Ford preferiu utilizar o CHT, de concepção mais antiga. Vale ressaltar que a versão esportiva tinha algumas melhorias nas câmaras de combustão e carburação, para garantir 82 cv. Mas os VW ainda andavam na frente.
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Com a Autolatina Ford e VW começaram a dividir tecnologia e os famosos irmãos “quase” gêmeos, como Apolo e Verona, além da dupla Santana/Quantum e Versalhes/Royale. Porém uma grande vantagem para o XR3 estava bem debaixo do capô.
O moto CHT deu lugar ao AP-800, o que mudou drasticamente o comportamento do hatch. Com 99 cv e um acabamento superior o XR3 realmente ganhou em esportividade, com números muito interessantes e compatíveis com sua proposta.
O ano de 1989 foi especialmente importante. A versão que trago aos leitores nessa semana é oficialmente chamada de Super Sport e também o primeiro modelo brasileiro com os para-choques pintados na cor do veículo. Algo cheio de charme e que causou impacto na época.
Mas o apelido Benetton logo se sobressaiu e marcou o carro para sempre. Além da combinação branca com o filete verde, a versão esportiva trazia também painel com novidades de ergonomia e o já citado bom acabamento da marca.
Guiar o XR3 com motor de 1,8 litro é bem divertido. O modelo utiliza também o câmbio de 5 marchas do Golf, com engates precisos e um bom acerto de suspensão. Vale lembrar que o Benetton foi limitado a 1.000 unidades.
Escort XR3: 37 anos de história
Quando o Escort XR3 foi lançado por aqui, vinha com motor 1.6 CHT Fórmula, movido a etanol, com carburador de corpo duplo, que rendia 82,9 cv, de acordo com a fabricante. Ayrton Senna foi o garoto-propaganda e o hatch da Ford chegou às lojas custando uma pequena fortuna.
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O Escort XR3 tinha suspensão diferenciada, molas e amortecedores pressurizados com mais carga e barra estabilizadora mais grossa. O motor CHT Formula conta com cabeçote com válvulas 40mm, comando com maior graduação, carburador Weber com venturis maiores, radiador de óleo e coletor especial, gerando os 82,7cv (10 cv a mais do que versão comum). O diferencial tem relações mais curtas para aproveitar a elevação da faixa de torque.