As picapes foram historicamente desenvolvidas para o trabalho. No campo ou na cidade elas eram rústicas, se comparadas aos veículos de passeio, e com quase nada de mimos para o motorista. Mas essa história começou a mudar com modelos como a Chevrolet D20, feita para crescimento de um público potencial que buscava algo que fosse além das tarefas da semana. 

LEIA MAIS: Opala Diplomata: exemplar zerado de 1992 traz apenas 70 mil km

Nos Estados Unidos as décadas de 60 e 70 mudaram o panorama desse tipo de veículo. Eles passaram a receber mais itens de conforto, estilo e também diferenciais mecânicos, como motores grandes e algo que atraísse mais o consumidor. No Brasil, a Chevrolet D20 foi um marco.

No mercado brasileiro, o segmento de picapes cresceu bastante ao longo dos anos. Mas foi a partir da década de 80 que elas passaram a oferecer acessórios e equipamentos que podiam despertar o interesse de um outro público com grande potencial financeiro.

Você viu?

A linha 20 da Chevrolet fez sua estreia em meados da década trazendo um estilo contemporâneo e também, como já citado, itens de conforto e acabamento mais refinado em algumas versões. O consumidor podia escolher entre a C20 (gasolina), A20 (álcool) ou a D20 (diesel), que se tornaria a versão mais famosa.

LEIA MAIS: Puma AMV: o último esportivo com motor 4.1, de seis cilindros

Com o passar dos anos algumas melhorias foram feitas em relação ao conforto. Uma versão 4x4 sempre foi um pedido dos proprietários, mas a que foi desenvolvida pela fábrica apresentou problemas sérios no diferencial, algo resolvido pela Engesa em uma adaptação bem feita.

Rara Chevrolet D20

Chevrolet D20 parece que acabou se sair da linha de montagem, mas já rodou mais de 900 mil quilômetros
Renato Bellote/iG
Chevrolet D20 parece que acabou se sair da linha de montagem, mas já rodou mais de 900 mil quilômetros

O exemplar da matéria tem uma história bastante rica de trabalho. O odômetro marca quase 900 mil quilômetros rodados, com atividade no campo e estrada. Além disso ela passou por uma preparação leve, algo que aumentou consideravelmente a diversão ao volante.

LEIA MAIS:  Opala recebe veneno atual para chegar aos 250 cv de potência

Basta uma cutucada no acelerador da Chevrolet D20 para que o torque todo apareça com abundância. Aliás, vale ressaltar que a segunda marcha é suficiente para a saída de semáforo. Depois disso a força parece não ter fim e o som da turbina é ouvido em todas as rotações. Não se esqueçam de levantar o som, pois vale a pena.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!