Cerca de 20,7 milhões de motoristas no Brasil tem algum problema de visão, segundo estudo da Abramet
Divulgação
Cerca de 20,7 milhões de motoristas no Brasil tem algum problema de visão, segundo estudo da Abramet





Um estudo realizado pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) e divulgado pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) aponta que que cerca de um terço dos motoristas brasileiros — cerca de 20,7 milhões de pessoas — tem algum problema de visão registrado na CNH . Entre 2014 e 2020, esse número cresceu 44%.


Para o vice-presidente da CBO, Cristiano Caixeta Umbelino, o crescimento do número de motoristas com problemas de visão na CNH pode ser creditado a uma série de fatores. "É um contexto amplo. A expectativa de vida aumentou consideravelmente nas últimas décadas.

Nesse sentido, é natural que o envelhecimento dos olhos seja acompanhado do surgimento de problemas de vista. Há ainda outras causas externas, como a popularização das mídias digitais. Hoje, a sociedade está imersa em novos hábitos, que sobrecarregam a visão, como a exposição diária dos olhos e por longos períodos a telas"

O levantamento aponta que os distúrbios mais frequentes são a necessidade obrigatória de uso de lentes corretivas (identificado pelo código "A" no campo de observações da CNH), com mais de 20 milhões de condutores, a visão monocular (código "Z"), com 332 mil casos, e aqueles que são impedidos de dirigir após o pôr-do-sol (código "U").

Você viu?

A inclusão dessas anotações na CNH é feita pelo médico do tráfego, ao final da avaliação prévia exigida para a concessão ou renovação da habilitação. No exame, o especialista analisa as condições do candidato de conduzir um veículo sem oferecer perigo para outros motoristas, passageiros e pedestres.

Dados da Abramet indicam que cerca de 250 mil sinistros que ocorreram entre janeiro de 2014 e junho de 2019 resultaram de problemas na saúde dos condutores. O presidente da entidade, Antonio Meira Júnior, avalia que as dificuldades de visão estão entre essas causas mais comuns, ao lado de velocidade excessiva e ultrapassagens perigosas.

Outros códigos da CNH

Restrições aparecem na forma de códigos na CNH
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Restrições aparecem na forma de códigos na CNH


Assim como os problemas relacionados à visão do motorista, outros códigos são usados para informar na CNH a existência de alguma limitação do condutor. Considerando-se as restrições obrigatórias para a condução de veículos adaptados por pessoas com deficiência, a de maior frequência, com mais de 492 mil casos, é a que obriga os motoristas a dirigir veículos com transmissão automática (código "D").

Em seguida aparecem as anotações na CNH de obrigatoriedade do uso de veículo com direção hidráulica (código "F"): são 408 mil casos em todo o País. Mas a lista inclui ainda anotações como a proibição de dirigir em rodovias e vias de trânsito rápido (código "T") e surdez (código "Y").

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!