CNH
Divulgação
Se você precisa adicionar ou mudar de categoria de CNH em São Paulo, poderá fazê-lo pela internet


O Detran.SP passa a disponibilizar a opção de iniciar pela internet o processo de adição ou mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O serviço pode ser solicitado pela plataforma digital do Poupatempo , ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.


O condutor que precisa fazer a mudança ou adição de categoria na CNH deve ter no mínimo 21 anos (para as categorias D e E), ter o documento em situação regular, não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.

Será exigida a realização do exame toxicológico. O próximo passo é a realização do exame médico de aptidão física e mental. Para taxista, motorista de ônibus ou condutor que realize alguma outra atividade remunerada, será necessária ainda uma avaliação psicológica.

Após a conclusão dos processos de avaliação médica e psicológica, é necessário que se matricule em um Centro de Formação de Condutores (CFC) que ofereça o curso prático para o veículo desejado, para só então fazer depois o exame prático.

Outros serviços

Motoboy
Divulgação/O Dia
Entregadores de compras por aplicativo ou delivery, motoristas do transporte público e seguranças poderão fazer o teste nos postos de saúde


Pela internet, é possível alterar solicitar ainda a inclusão do aviso EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH. Antes de ganhar a observação no documento, o condutor terá que realizar o exame médico e a avaliação psicológica com um profissional credenciado.

O motorista habilitado apenas na categoria A que deseja incluir a observação "Exerce atividade remunerada", deve ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria A, além de ter obtido aprovação em curso especializado de motofrete e/ou mototáxi.

Pela internet, o Detran.SP permite também solicitar alterações de dados da CNH  como o endereço (desde que seja dentro do mesmo município) e alteração do nome do pai e RG.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários