O nome do modelo é uma homenagem à primeira vitória geral da Porsche no rally Paris-Dakar.
Divulgação
O nome do modelo é uma homenagem à primeira vitória geral da Porsche no rally Paris-Dakar.

No Salão do Automóvel de Los Angeles, em 16 de novembro de 2022 (meia- noite, no horário de Brasília), a Porsche apresentará o novo 911 Dakar. Será o primeiro carro esportivo de duas portas a oferecer excelentes capacidades para off-road.

De acordo com a marca, o nome do modelo é uma homenagem à primeira vitória geral da Porsche no rally Paris-Dakar. A conquista revolucionária veio em 1984, em um Porsche 911 modificado - que foi equipado, pela primeira vez, com um sistema de tração integral.

Durante os testes do carro, os engenheiros de desenvolvimento que trabalhavam junto com o Gerente Geral de Projetos, Achim Lamparter, não se limitaram a testes intensivos nos c ampos de testes off-road em Weissach. 

A pista de testes Château de Lastours, no sul da França , por exemplo, foi utilizada para testar a dirigibilidade e ajustar a suspensão do carro em pistas típicas de rally. Quilômetro após quilômetro de superfícies irregulares realmente puseram o Porsche 911 Dakar à prova.

“Todas as equipes do Dakar vêm aqui para testar seus carros na Europa antes do rally”, disse o piloto da Porsche, Romain Dumas.

A princípio, o francês ficou surpreso com a tarefa de dirigir um novo 911 em Château de Lastours, em vez de outro local. Mesmo os saltos não foram problema para o chassi, graças ao design robusto e maior altura livre do solo . Da mesma maneira, o 911 Dakar também lidou com derrapagens impetuosas com agilidade.

“Eu sabia o que um 911 poderia fazer na pista”, disse Dumas, “mas fiquei absolutamente impressionado com o desempenho do carro em superfícies irregulares.”

O bicampeão mundial de rally, Walter Röhrl, naturalmente não resistiu à oportunidade de testar o 911 Dakar nos enormes campos de testes em Arjeplog, Suécia.

“Tudo funciona de maneira tão precisa e calma. Nenhum cliente da Porsche vai acreditar em todas as coisas que você pode fazer com este carro, antes de dirigi-lo por conta própria.”

Em Dubai e no Marrocos , os pilotos de teste dirigiram constantemente sobre dunas íngremes de 50 metros e em temperaturas de até 45 graus Celsius.

“Aqui, principalmente, o 911 Dakar pode aproveitar ao máximo suas vantagens conceituais. Eu mesmo pude experimentar durante test drives no Saara” , disse Frank Moser, Vice-presidente da Linha de Modelos 911/718.


O embaixador da marca Porsche, Jörg Bergmeister, como parte do desenvolvimento do carro, também testou o 911 Dakar e ficou surpreso com a dinâmica de condução fora do comum do carro esportivo de alta performance, tanto em superfícies irregulares como no asfalto.

“Eu não imaginava que um veículo com esta altura livre do solo e pneus feitos para todos os tipos de terrenos, no asfalto, ainda se pareceria com um Porsche 911”, disse ele.

O piloto de desenvolvimento, Lars Kern, também ficou surpreso durante os testes para os ajustes finais:

“Estou muito satisfeito com a dirigibilidade sobre superfícies irregulares. Até o ABS é otimizado para frenagem no cascalho. É incrível quanta tração os pneus off-road oferecem. É muito divertido dirigir o carro.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!