O Honda Forza 350 pode enfrentar uma viagem com conforto e segurança
Divulgação
O Honda Forza 350 pode enfrentar uma viagem com conforto e segurança

Esses simpáticos e queridos pequenos veículos sempre arrancaram algum sorriso das pessoas que os viam pelas ruas. Não foi sempre assim, há muito tempo eles até chegaram a ser discriminados, para, aos poucos, irem conquistando mais e mais pessoas. Nos últimos anos, no entanto, emplacaram.

Os scooteres , no entanto, já não são todos pequenos, mas continuam simpáticos e queridos. Depois de se tornarem o veículo ideal para centros urbanos, foram crescendo, evoluindo e tomando também as estradas.

Existe uma boa lista de scooteres de médio porte, e até alguns realmente grandes e potentes, mas que, apesar de terem ótimo desempenho , perdem, um pouco, a versatilidade que é inerente desse tipo de veículo.

Bastante falado e esperado, chega agora o scooter Forza 350 , da Honda . Apresentado há três anos no Salão da Motocicleta, em versão com motor de 300 cm 3 , o Honda Forza está disponível no Brasil em uma versão mais atual, com motor de 350 cm 3 , tomando o lugar do Honda SH 300i , já fora do catálogo da marca. E já experimentamos o novo scooter.

O Honda Forza 350 tem um bom porte de scooter de média cilindrada
Divulgação
O Honda Forza 350 tem um bom porte de scooter de média cilindrada

Em um breve test ride na estrada, já deu pra saber que o novo scooter Honda Forza 350 vai ser um bom companheiro de viagens. Curtas ou longas? Dependerá do piloto. Com certeza o Forza topa qualquer parada.

O motor do Forza é um monocilindro OHC de quatro tempos e refrigerado a água com cilindrada exata de 330 cm 3 , com potência de 29,2 cv e torque de 3,24 kgfm. A transmissão é automática, continuamente variável do tipo CVT , ou seja, não tem marchas escalonadas e basta acelerar para que o scooter se movimente.

Não é um scooter exageradamente grande, certamente será bastante ágil quando for avaliado no trânsito urbano, mas tem porte suficiente para uma pilotagem bem agradável e segura na estrada.

Como a grande maioria dos scooteres médios, não tem o compromisso de altas velocidades, mas chegou, nesta avaliação, aos 150 km/h de velocímetro. O ideal para seu tamanho, no entanto, é manter velocidade de cruzeiro em torno dos 120 km/h, o que já o coloca fora de alcance da maioria dos caminhões predadores que eventualmente cruzamos pela estrada

.Em baixa velocidade, no entanto, o Honda Forza 350 é rápido e ágil, nem parece que pesa 176 kg, sem combustível e sem piloto. A altura do banco não é das mais baixas, são 780 mm até chão, e o Forza é meio “gordinho”, mas mesmo assim não há grandes dificuldades em manobrá-lo parado.

Painel com relógios analógicos e display digital
Divulgação
Painel com relógios analógicos e display digital

Entre as conveniências que os scooteres geralmente oferecem aos motociclistas que querem se locomover com conforto e praticidade, destacam-se no Honda Forza o grande espaço embaixo do banco, capaz de guardar dois capacetes fechados, e ainda sobra alguns espaços para pequenos objetos. Um prático separador acompanha o scooter, que pode ser colocado em algumas partes do interior do porta-objetos.

No escudo frontal, há ainda um outro porta-objetos que comporta uma
garrafa grande, sendo que em seu interior existe um ponto de força de 5 volts USB-C , para carregar um telefone celular. Outra conveniência é o para-brisa, que tem regulagem elétrica de altura.

O painel de instrumentos é visualmente muito bacana, pois tem dois grandes e belos relógios analógicos (de funcionamento eletrônico) e um mostrador central digital com informações adicionais, tais como hodômetros, consumo e autonomia, temperatura ambiente e tensão da bateria.

Na parte de apoio eletrônico, o Honda Forza 350 tem controle de tração HSTC, visando evitar que o scooter perca a tração administrando o torque enviado à roda traseira.

Cabem dois capacetes embaixo do banco
Divulgação
Cabem dois capacetes embaixo do banco

Esse sistema pode ser desligado por um comando no punho. A iluminação é feita inteiramente por leds e há o sistema ESS, que aciona o pisca-alerta sempre que é feita uma frenagem de emergência. O melhor desse scooter já é algo corriqueiro em seu segmento, a chave presencial, que pode ser mantida no bolso do piloto por todo o tempo.

Pilotando, o scooter Forza 350 passa uma sensação de conrole e conforto, sendo que a altura do banco permite uma posição de pilotagem bem agradável.

O assoalho não é plano, pois acomoda, ao centro, o tanque de combustível de 11,7 litros, mas ainda assim há duas posições para os pés do piloto , na horizontal, recuados, e mais à frente, em uma parte inclinada e mais alta do apoio. Para o garupa há pedaleiras retráteis.

O Honda Forza 350 é produzido na Tailândia e seu preço sugerido é de R$ 47.000. O primeiro lote a chegar é pequeno e só trouxe o novo scooter na cor cinza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!