Cartaz do filme Ford vs Ferrari: foco na história americana com Carroll Shelby (de azul) e Ken Milles  em destaque
Divulgação
Cartaz do filme Ford vs Ferrari: foco na história americana com Carroll Shelby (de azul) e Ken Milles em destaque

O filme Ford vs Ferrari retrata como poucos a beleza e o drama da condução de um carro de corridas. Tendo como pano de fundo a histórica batalha entre as marcas Ford e Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, o filme de James Mangold na verdade retrata o drama pessoal de dois pilotos: Carroll Shelby, por ter se retirado das pistas, e Ken Miles, por não se enquadrar no estereótipo desejado pela Ford. Porém, o filme não se aprofunda na verdadeira questão: a briga entre os magnatas Henry Ford II e Enzo Ferrari, com suas respectivas marcas.

LEIA MAIS:  10 filmes de carros que marcaram a história do cinema mundial

Para ir a fundo na disputa entre Ford vs Ferrari , que resultou em batalhas memoráveis nas 24 Horas de Le Mans, e resultou em quatro triunfos consecutivos da marca americana na corrida francesa, o documentário The 24 Hour War , de Nate Adams e Adam Carolla, é muito melhor. No documentário, com personagens reais, os diretores vão buscar no início da história de Enzo Ferrari e de Henry Ford o que transformou suas marcas campeãs em Le Mans.

Ford vs Ferrari
Divulgação

Matt Damon no papel do piloto texano Carroll Shelby: drama e sucesso

Antes das vitórias da Ford, a Ferrari acumulava sete vitórias em oito anos consecutivos. De 1958 a 1965, só perdeu em 1959, para a Aston Martin. E curiosamente foi com o americano Carroll Shelby ao volante. Por isso, quando Lee Iacocca recebeu sinal verde para fazer um carro de corrida, ele foi à procura de Shelby para dirigir o projeto.

Você viu?

De qualquer forma, o filme Ford vs Ferrari é interessante por resgatar toda a dramaticidade do piloto Ken Miles no desenvolvimento do Ford GT40. Os riscos, a determinação e principalmente a solidão do piloto em testes longe do público e da mídia, em sessões perigosas e extenuantes.

Ford vs Ferrari é de encher os olhos

Ford GT40 em ação no circuito de Daytona, nos EUA, prestes a cruzar a linha de chega em primeiro lugar
Divulgação
Ford GT40 em ação no circuito de Daytona, nos EUA, prestes a cruzar a linha de chega em primeiro lugar

As imagens das 24 Horas de Le Mans são fabulosas. Nesse aspecto, o filme Ford vs Ferrari consegue ser superior até mesmo ao clássico Grand Prix (1966) e ao ótimo Rush: No Limite da Emoção (2013), que mostra o duelo entre James Hunt e Niki Lauda em 1976. Algumas cenas são de tirar o fôlego. Porém, fica nítida a escolha do diretor de transformar a Ferrari num simples acessório para as glórias do Ford GT40.

LEIA MAIS: Veja os 9 carrões mais legais de Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw

Ford vs Ferrari
Divulgação

Christian Bale no papel de Ken Miles ao volante do vitorioso modelo Ford GT40

Para além disso, a luta interna que Iacocca (Jon Bernthal), Shelby (Matt Damon) e Miles (Christian Bale) travam contra o departamento de marketing da Ford, com seu foco sempre na imagem da companhia, deixam ao espectador a sensação de que Ford vs Ferrari na verdade é uma história da Ford vs Ford. Para vencer em Le Mans , a montadora de Dearborn teve que encarar seus próprios demônios, mas no final nem todos saíram vencedores da batalha.

Não vou entrar em detalhes para não fazer spoiler, pois muitos leitores ainda devem ver o filme, que é belíssimo. Talvez, para entender melhor a trama de Ford vs Ferrari , valha a pena assistir antes o documentário The 24 Hour War. Então ficará mais claro por que eu acho que o nome deste filme poderia ser Ford vs Ford. Mas, claro, jamais teria o mesmo apelo comercial.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!