Velozes e Furiosos
Divulgação
Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw estreia nos cinemas brasileiros no dia 1 de agosto

É triste ver um trailer de Velozes e Furiosos com mais armas que carros, mas assim acontece em “Hobbs & Shaw”, o nono filme da franquia. Os personagens principais que acompanhamos desde o primeiro longa dão lugar a Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Ian Shawn (Jason Statham), que combaterão um terrorista geneticamente modificado com força sobre-humana chamado Brixton (Idris Elba). 

LEIA MAIS: Museu reúne 50 carros de filmes em Los Angeles (EUA)

O filme que estreia amanhã eleva o conceito de que a franquia dificilmente retornará às origens em um futuro próximo. Os três primeiros Velozes e Furiosos retratam bem a cultura automotiva dos rachas, e mesmo quando um objetivo passa a ser mais interessante que vencer uma corrida, ainda garantiam boas cenas de perseguição. Quem não se lembra dos Honda Civic preparados passando por baixo de uma carreta na rodovia? De qualquer forma, a reportagem do iG Carros mostra os 9 carros mais interessantes de Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw. 

1 - Mini Cooper MK3

Mini Cooper
Divulgação
O Mini Cooper da terceira geração foi um dos responsáveis pelo seu sucesso memorável

Durante o trailer, os protagonistas entram em uma garagem que mais parece uma masmorra. Entre os carros estacionados, podemos ver um Mini Cooper de terceira geração na coloração verde. Apesar da aparição, o subcompacto britânico não surge no resto do trailer.

LEIA MAIS: Veja os 5 carros mais famosos do cinema mundial

A terceira geração do Mini Cooper foi vendida entre 1969 e 1976, e foi uma das responsáveis pela consagração do carismático subcompacto. Fato curioso é que o grande piloto austríaco Niki Lauda começou no mundo das corridas a bordo de um desses. Resta saber se o pequeno Cooper terá mais espaço no filme.

2 - McLaren 720S

McLaren 720S
Divulgação
McLaren 720S será o carro do personagem de Jason Statham

O grande destaque do novo filme será o McLaren 720S que o personagem de Jason Statham pilota durante o trailer. O superesportivo até faz uma referência ao primeiro Velozes e Furiosos, passando por baixo de uma carreta enquanto Brixton surge logo atrás, em uma motocicleta. 

O McLaren 720S traz um vibrante 4.0 V8 biturbo, capaz de descarregar a fúria de 720 cv e 78,5 kgfm de torque. Com transmissão de sete marchas e dupla embreagem, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em míseros 2,9 segundos. Segundo a fabricante, a velocidade máxima é de 340 km/h. 

3 - Ford Falcon XB GT

Falcon
Divulgação
O Ford Falcon, um dos grandes sucessos da Austrália, marca presença

O Ford Falcon da terceira geração fez muito sucesso na Austrália durante os anos 70, apesar do curto tempo de produção. Foi fabricado apenas entre 1973 e 1976, sendo lembrado como um dos favoritos pelos entusiastas automotivos. Vale lembrar que o Falcon já apareceu em diversos outros filmes, como Pursuit Special, Interceptor e Mad Max.

4 - Toyota Supra

Toyota Supra
Divulgação
Lembra do Toyota Supra do Bryan? Um outro modelo fez uma rápida aparição no trailer

Outro modelo que faz uma rápida e quase imperceptível aparição no trailer é o Toyota Supra da quarta geração, igual ao que era pilotado por Bryan O’Connor (Paul Walker) no primeiro Velozes e Furiosos. Por muitos anos, os fãs ficaram órfãos do esportivo japonês, mas a espera finalmente acabou com a chegada do novo Supra.

LEIA MAIS: 10 filmes de carros que marcaram a história do cinema

A versão japonesa está restrita a 280 cv por conta de novas regulamentações. Para o resto da Ásia, a Toyota preparou uma versão com 324 cv.

5 - Range Rover Sport

Range Rover
Divulgação
Como um bom filme na Inglaterra, o Range Rover não poderia deixar de aparecer

Como o longa se passa na Inglaterra, é claro que o Range Rover apareceria em tela. O trailer dá a entender que o SUV de luxo da Land Rover será utilizado pelos vilões do novo Velozes e Furiosos. Por aqui, tem o preço sugerido de R$ 626.610.

A versão endiabrada Sport tem motor 3.0 V6 de 306 cv de 714 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Nada mal para um SUV que passa das duas toneladas.

6 - Lamborgini Mucièlago

Lamborghini amarelo
Divulgação
Lamborghini Murcièlago substituiu o Diablo e aparece atrás da McLaren de Shaw no filme


É preciso ficar bem atento a uma das cenas em que a McLaren está no foco, logo atrás do supercarro da marca italiana. Foi sucessor do Diablo e apresentado no final 2001 como parte da linha 2002. Vem com motor V12, de 6.5 litros, capaz de render 640 cavalos estrondosos. Foi e continua sendo um dos esportivos mais rápidos da história. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, diz a fabricante.

LEIA MAIS:  Os 10 carros mais irados dos Vilões do cinema!

Para conseguir esse feito, o Murcièlago conta com a leveza da fibra de carbono na estrutura e na carroceria, sendo o primeiro modelo da Lamborghini a utilizar esse material que começou a ser usado na Fórmula 1 a partir de meados dos anos 80.


7 - Smart For Two

Smart ForTwo azul
Divulgação
Smart ForTwo está entre os carros que surgem no trânsito de Londres, onde a maior parte das cenas foi rodada

Mais uma vez, com olhos de lince você poderá encontrar o carrinho entre as cenas. Trata-se da primeira geração, que chegou as ser vendida no Brasil. Vem com motor 1.0, turbo, de apenas três cilindros de 84 cv, montado na traseira e fica acoplado ao câmbio automatizado, de cinco marchas.

Mede apenas 2,70 metros de comprimento, o que facilita estacionar em qualquer vaga no dia a dia Além disso, conta com controles eletrônicos de estabilidade e tração entre os itens de segurança. Entretanto, a suspensão foi feita para rodar em pisos bem conservados, o que não combina com a maioria das vias no Brasil.

8 -Peugeot 207

Peugeot 207 azul
Divulgação
Peugeot 207 europeu também está entre os modelos filmados no trânsito londrino, onde a McLaren tem destaque


Com o filme ase passa na Europa, aparecem alguns modelos europeus pelas ruas de Londres (Inglaterra). Um deles é o hatch da marca francesa, que é bem diferente do modelo com o mesmo nome que foi vendido no Brasil no início da década. Por lá, o carro tinha estrutura mais rígida, controles eletrônicos e podia vir com motores a diesel, com o 1.6 HDi, de 110 cv.

Deixou se ser vendido na Europa em 2014, quando deu lugar ao 208, bem mais moderno e que vai começar a ser fabricado na Argentina no ano que vem, quando também chegará ao Brasil como opção mais sofisticada que o 208 fabricado em Porto Real (RJ), que continuará sendo feito mesmo depois da chegada da nova geração.

9 - Ford Fiesta

Ford Fiesta preto
Divulgação
Ford Fiesta europeu da quinta geração é diferente do carro que foi feito no Brasil e também tem uma "pontinha" no filme

Outro compacto surge como coadjuvante no trânsito da capital inglesa nas cenas de Velozes e Furiosos 9. Assim com o Peugeot, o hatch da Ford é um pouco mais sofisticado na Europa que no Brasil, na quinta geração, lançada em 2002 e que saiu de linha em 2014.

LEIA MAIS:  5 carros dos filmes da Marvel, cujos super-heróis foram criados por Stan Lee

Na Europa, o carro podia ser equipado com motores Duratorq a gasolina ou a diesel, com 1.3 a 1.6 litro de cilindrada. E havia opção de càmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT, que não foi oferecido pela Ford no Brasil. 

    Leia tudo sobre:

    Veja Também

      Mostrar mais