Embora a Stellantis tenha conseguido esconder até agora o projeto da nova picape da Ram que será fabricada no Brasil, o utilitário começa a ser flagrado circulando disfarçado de sedã, ou de Toro. Mas o designer Kleber Silva, da K Design , já fez as projeções de como deverá ficar a novidade que tem sido chamada de Ram 1.200.
Também é sabido que a nova picape da Ram terá estrutura do tipo monobloco e montada na mesma fábrica da Fiat Toro , em Goiana (PE). Pelas imagens, o novo modelo terá elementos característicos da marca, como as entradas de ar no capô e o logo da fabricante americana em destaque
Além disso, a nova picape terá faróis mais estreitos que dos demais modelos da marca, rodas exclusivas, faróis auxiliares no para-choque dianteiro e um grande anteparo, dando uma ideia de robustez.
A notícia da fabricação de uma nova picape da Ram no Brasil chega para agradar aos fãs da Dodge , marca que deixou o país, mas entre o ano 2000 e 2002 fez a Dakota em Campo Largo (PR), em várias versões, até mesmo com cabine simples, motor V8 5.2 e câmbio automático, algo impensável nos dias de hoje.
Com a nova Ram 1.200 , a Stellantis passará a entrar na disputa com Toyota Hilux , Ford Ranger , Chevrolet S10 , Nissan Frontier , entre outras. Mas vale lembrar que a Stellantis também terá a Landrek , que será fabricada no Uruguai, com projeto chinês e apenas motor turbodiesel, com potência estimada em 220 cv.
Ainda não há como prever quando a nova picape da Ram será lançada no Brasil, mas estima-se que ficará entre o final de 2023 e o início de 2024, dependendo da conjuntura e da situação da crise dos semicondutores que afeta a indústria automotiva como um todo.