Lamborghini poderá disputar as 24 Horas de Le Mans em 2024
Divulgação
Lamborghini poderá disputar as 24 Horas de Le Mans em 2024

A divisão de competição da Lamborghini, a Squadra Corse, anuncia que em 2024 irá participar do Campeonato Mundial de Endurance – provas de longa duração – e também no campeonato norte-americano, o IMSA.

Um esboço de um veículo de competição também foi mostrado, e pode ser como a Lamborghini pensa seu futuro competidor pelas 24 Horas de Le Mans.

Com um visual bastante agressivo, a ilustração mostra um veículo com elementos de outros modelos da Lamborghini , como o formato parecido com o Essenza SCV12 (feito exclusivamente para as pistas) e com o elemento óptico trazido do Sián.

A tendência é que o modelo tenha um visual ainda mais agressivo na versão final, quando irá receber todos os apêndices aerodinâmicos necessários para competir.

O veículo irá participar da categoria LMDh, e por conta do novo regulamento conjunto entre IMSA e WEC , poderá disputar os dois campeonatos.

Por ordem de regulamento, a motorização será híbrida , com as fabricantes escolhendo o formato e capacidade do motor, mas não podendo passar de 670 cv, já com o motor elétrico .

A Lamborghini ficará a cargo da fabricação do motor e adaptação do chassis à sua linguagem visual. Por regra e redução de custos, os competidores na LMDh compram a parte estrutural dos carros de corrida de quatro empresas, e rumores dizem que a Lamborghini terá apoio da Ligier .

Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini comentou o anúncio: “Essa aproximação com o ápice da competição de resistência é um marco histórico na Lamborghini. Vamos nos provar contra os melhores, nas pistas mais desafiadoras do mundo.” Declarou Winkelmann.

A entrada na categoria faz sentido para a Lamborghini , já que planeja que em 2024 todos seus modelos tenham algum tipo de motorização híbrida .

“Esse movimento dá ainda mais visibilidade para o nosso programa de competições, que já é um sucesso, e ainda nos permite testar tecnologias . Nossos protótipos LMDh serão nossos mais sofisticados laboratórios, mas em quatro rodas”, completou o executivo.

Desde 2015, o programa Lamborghini Squadra Corse já venceu mais de 40 campeonatos pelo mundo e agora irá competir pela vitória geral em provas tradicionais como às 24 Horas de Le Mans e 12H de Sebring, mas os veículos Supertrofeo e GT3 seguirão sendo desenvolvidos e competindo simultaneamente.

Entrando na competição em 2024, a Lamborghini irá enfrentar marcas como Acura , BMW , Cadillac , Alpine , Toyota , Peugeot e Ferrari , além das “irmãs” de Grupo Volkswagen: Porsche e Audi .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!