Quarta Geração (batizada de 8Y) será a última com motores a combustão interna
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Quarta Geração (batizada de 8Y) será a última com motores a combustão interna

A eletrificação é um caminho sem volta para muitas fabricantes. Enquanto não surgem alternativas como os combustíveis sintéticos, muitas delas irão recorrer aos carros elétricos para alcançar as metas de emissões, principalmente da União Europeia.

Um modelo que, segundo a imprensa da Europa, vai se tornar elétrico é o Audi RS3 , o hot-hatch alemão que hoje em dia é equipado com um motor de 5 cilindros, mas motores elétricos em toda sua linha, em meados de 2027.

A Audi já havia confirmado que a geração futura de seu compacto se tornaria elétrica, agora, segundo a mídia britânica, a versão esportivada S3 e a esportiva RS3 serão 100% elétricas.

A reportagem da revista Autocar, informa que fontes dentro da Audi confirmaram que a nova geração do A3 chegará em 2027 e sem motorização a combustão.

A futura geração do RS3 manterá a tração integral e a aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 4 segundos, na versão elétrica, a tração virá de dois motores elétricos, posicionado acima de cada eixo do compacto.

Audi RS3 é oferecido em carroceria sedã ou hatch, chamada de Sportback pela fabricante alemã
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Audi RS3 é oferecido em carroceria sedã ou hatch, chamada de Sportback pela fabricante alemã

Atualmente, o RS3 é equipado com um motor 2.5 litros turbo, alimentado de cinco cilindros, que gera 406 cv e 50,9 kgfm de torque, e aliado à tração integral Quattro, acelera de 0 a 100 km/h em 3.6 segundos.

As versões de entrada do A3 oferecem tração dianteira, o que deverá ser diferente nos modelos elétricos , que irão tracionar as rodas traseiras, mas com opção de tração integral em modelos mais caros.

O novo A3 será fabricado na plataforma SSP (Plataforma de sistemas escaláveis, em inglês) que promete facilitar uma arquitetura elétrica de 800 V, o que permite recargas rápidas como 130 km de autonomia em 10 minutos.

Atualmente, a Audi oferece dois modelos 100% elétricos, o SUV E-Tron e o sedã esportivo com ares de cupê E-tron GT . São modelos com propostas e carrocerias completamente diferentes.

O SUV possui dois motores elétricos que combinam para 408 cv e 67,7 kgfm de torque e é abastecido por baterias de 95 kWh, suficientes para 436 km de autonomia.

O sedã esportivo E-Tron GT  utiliza a mesma plataforma do Porsche Taycan e é equipado com dois motores elétricos que somam 598 cv de potência e 84,6 kgfm de torque, e baterias de 93,4 kWh, suficientes para rodar 433 km.

Apesar de não haver mais informações, é capaz a autonomia do E-tron atual seja similar ao que será encontrada na linha A3 daqui meia década, caso o desenvolvimento de baterias se mantenha no ritmo atual.

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