A curva de crescimento das vendas dos eletrificados cresce exponencialmente, no Brasil e no mundo
Divulgação
A curva de crescimento das vendas dos eletrificados cresce exponencialmente, no Brasil e no mundo

O mercado automotivo brasileiro alcançou uma importante marca, agora conta com 100 mil veículos eletrificados comercializados desde 2012, quando a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) iniciou a contagem.

O anúncio da marca foi feito pelo presidente da associação, Adalberto Maluf, durante uma palestra no Instituto de Engenharia, em São Paulo, durante o 1º Debate IE/ABVE sobre eletromobilidade.

A marca foi alcançada no dia 26 de julho, quando a frota do país chegou a 100.292 veículos leves eletrificados em circulação. A ABVE controla esse número com auxílio de empresas associadas para fazer o acompanhamento diário de emplacamentos.

Somente no dia 26, houve 20 emplacamentos de veículos 100% elétricos, os BEVs. Alguns modelos comercializados neste dia foram o BYD Tan, Audi E-Tron e Volvo XC40.

Até o dia 26, o somatório de vendas de veículos eletrificados era de 23.033 veículos leves, um crescimento de 31% em relação aos sete primeiros meses de 2021.

O segmento Veículos leves eletrificados contempla os Híbridos , que não se conectam a carregadores ou tomadas, (HEV); Híbridos do tipo plug-in (PHEV), que esses sim, tem opção de serem carregados; e os 100% elétricos a bateria (BEV). Automóveis, SUVs, utilitários e comerciais leves com essas configurações, se enquadram no segmento.

Adalberto Maluf, presidente da ABVE celebra os resultados, mas entende que o mercado brasileiro ainda tem muito potencial a ser explorado:

“Esses 100 mil são um grande destaque e mostram que o Brasil está no rumo certo, mas ainda falta muita coisa para a eletrificação avançar. Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade, políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico”.

Ao palestrar no Instituto de Engenharia, Maluf compartilhou os números do mercado mundial de veículos eletrificados e mostrou que o setor de veículos eletrificados vem superando as expectativas de crescimento regularmente.

Iniciativas do setor privado irão fomentar mais ainda a venda dos eletrificados, com a infraestrutura necessária
Divulgação
Iniciativas do setor privado irão fomentar mais ainda a venda dos eletrificados, com a infraestrutura necessária

Somente no ano de 2021, as vendas globais de veículos eletrificados cresceram 109%, e atualmente, há 16 milhões de automóveis e comerciais leves em circulação por todo o mundo. O número de ônibus elétricos é estimado na casa de 600 mil unidades.

“O Brasil não pode se isolar das cadeias produtivas globais do setor automotivo. O risco é o país perder ainda mais competitividade internacional e tecnológica, deixar de gerar renda e não produzir novos empregos de qualidade”, conclui Adalberto Maluf.

A ABVE estima que as vendas globais de veículos plug-in, os 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) superem a marca de 12 milhões de unidades, quase o dobro de 2021.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!