O alto custo de veículos elétricos afasta muitos compradores, um Kwid elétrico custa o dobro do modelo a combustão, por exemplo. Entretanto, na Índia, a fabricante local Tata lançou a versão elétrica do compacto Tiago por US$ 2.000 a mais que a versão movida a gasolina.
Por 849.000 rupias, ou R$56.000 em conversão direta, o Tiago EV oferece baterias de 19 kWh, o que é suficiente para 250 km de autonomia. Além disso ,o modelo da Tata Motors vem equipado com um motor elétrico de 60 cv e 11,2 kgfm de torque.
A fabricante ainda oferece um pacote de motorização com 74 cv e 11,6 kgfm de torque. Com essa opção, as baterias são de 24 kWh , o que garante ao modelo cerca de 315 km com apenas uma carga. Os números de autonomia são aferidos sob o padrão de testes indiano, que é menos preciso do que o Europeu, por exemplo.
A taxa de carregamento é de 3,3 kWh, mas existe um opcional que aumenta a potência de recarga para 7,2 kW . A fabricante afirma que o modelo pode recuperar 110 km de autonomia em 30 minutos, mas não especificou em quais carregadores.
Por cerca de R$ 80.000 a Tata oferece a versão XZ+ Tech Lux do Tiago EV, e o modelo é bastante completo, com ar condicionado automático, sensor de chuva e faróis automáticos, sensor de estacionamento traseiro com câmera e controle de cruzeiro.
O Tiago EV mede 3.769 mm de comprimento, 1677 mm de largura, 1.536 mm de altura, e seu entre eixos é de 2.400 mm. O porta-malas é de 240 litros. Dimensões próximas às do Kwid E-tech , que não é vendido na Índia.
Entretanto, esses preços serão promocionais, os primeiros 10 mil clientes que realizarem a compra irão aproveitar as condições especiais, e após essa quantidade a tendência é que o preço fique mais caro. A Tata Motors pretende iniciar as entregas a partir de janeiro de 2023.
O início das vendas do Tiago EV é a tentativa da Tata em sair na frente de montadoras como a Citroën , por exemplo, que testa uma variante 100% elétrica do C3 no país.