A Ford prepara uma ofensiva ao mercado de elétricos e híbridos no Brasil. Entre os lançamentos confirmados no país estão os modelos Mustang Mach-E, 100% elétrico, E-Transit, van comercial também exclusivamente elétrica, e também a picape Maverick com motorização híbrida.
As novidades da Ford chegarão à América do Sul em 2023, com a picape Maverick híbrida a partir do início do ano que vem. Tanto o Mustang Mach-E quanto a E-Transit ainda não tiveram a data de lançamento revelada.
A Ford Maverick será a primeira picape a contar com motorização híbrida no Brasil, o que poderá aumentar as vendas do utilitário.
A versão Lariat , a mesma vendida do Brasil pode ser equipada com motor 2.5 híbrido, ou o 2.0 Ecoboost nos Estados Unidos. A versão híbrida é convencional, ou seja, utiliza o motor a combustão para recarregar as baterias elétricas, e pode fazer 15,7 km/l, segundo a medição oficial dos Estados Unidos.
A picape parte de US$ 26.860,00 cerca de R$ 143.310,00 na conversão direta de valores, e não traz diferenças visuais em comparação à versão Lariat tradicional, somente o painel de instrumentos é diferente.
Entre as diferenças entre a Maverick apenas a combustão e a híbrida está o conta-giros substituído por um indicador de quantos kW o motor elétrico está fornecendo para o sistema.
“O mundo está passando por uma transformação profunda na direção da eletrificação e conectividade . Temos um portfólio empolgante e conectado, com tecnologias avançadas, e agora, com esses três produtos, aceleramos a eletrificação no Brasil e na América do Sul”, afirma Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
O SUV do Mustang , o Mach-E já foi mostrado para a imprensa brasileira no último mês de agosto, e desde seu lançamento vem recebendo elogios da imprensa estadunidense, mesmo com os entusiastas da marca sendo contra o nome Mustang em um SUV.
Ainda não se sabe qual versão será trazida para o Brasil, mas o modelo foi apresentado aos jornalistas na versão GT , a topo de linha, que conta com 487 cv e 87,6 kgfm de torque e tração integral, e acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.
O modelo parte de US$ 69.895, o que na conversão direta dá R$ 372.910,79, e deverá competir com Volvo XC40 , Audi E-Tron , BMW iX , por exemplo.
Se a Maverick será pioneira em seu segmento, a E-Transit chegará a um mercado em aquecimento
A van elétrica da Ford parte de US$ 54 mil (R$287 mil) e oferece um motor elétrico de 266 cv e 43,8 kgfm de torque, com tração apenas no eixo traseiro.
Um dos principais argumentos para a venda deste veículo, é a redução nos custos de operação das empresas.
Equipada com baterias de 68 kWh de capacidade, a E-Transit tem autonomia de 200 km por carga, e conta com um sistema que permite que a bateria forneça energia para equipamentos e ferramentas.
“Esses lançamentos estão alinhados com a nossa estratégia de ter modelos elétricos em cada um dos segmentos que são a base do nosso negócio: picapes, SUVs e veículos comerciais ”, destaca Daniel Justo.
Além dos modelos eletrificados, a Ford ainda investe na descarbonização de suas instalações na América do Sul.
Na fábrica de Pacheco, na Argentina, onde a Ranger é produzida, 60% da energia utilizada é de origem eólica, e possui um acordo para que esse número passe para 80% até 2023, e em 2024 alcance 100% de energia limpa, após a instalação de painéis solares.
No centro de Tatuí (SP), onde a Ford desenvolve tecnologias e homologa seus veículos para o mercado brasileiro, toda energia consumida é de origem renovável.