O Gol é um dos modelos mais icônicos da Volkswagen no Brasil , e após 42 anos em produção ininterrupta, deixará de ser produzido. Para celebrar a história do modelo, a fabricante criou uma versão de despedida chamada de Last Edition , mas todas as unidades já estão esgotadas.
A versão especial, de responsabilidade da equipe de design coordenada por José Carlos Pavone , traz pintura diferenciada, na cor Vermelho Sunset , a mesma encontrada no Nivus , T-Cross e Novo Polo , e, além disso, uma faixa na cor preta foi adicionada na tampa da mala, assim como um adesivo na lateral e um emblema especial, com o desenho das rodas orbitais , as mesmas do Gol GTI da década de 1990.
Outras novidades são a cor preta nas rodas de 15 polegadas e a grade também em cor contrastante. No interior, destacam-se o novo e exclusivo estofamento dos bancos, e a placa que enumera o veículo.
A motorização do Gol Last Edition não é especial , é a já conhecida 1.0 MPI de três cilindros, que gera 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque quando abastecido no etanol e 75 cv e 9,7 kgfm com gasolina .
Oficialmente, o Gol Last Edition será limitado a 1.000 unidades , e segundo o portal Motor 1, apenas 650 seriam comercializadas no Brasil , enquanto as demais iriam para outros países da América Latina , onde o hatch também foi um veículo importante .
A versão de despedida estava disponível no site da Volkswagen por R$ 95.990 , mas quando o cliente seleciona a aba “garanta o seu”, o portal afirma que as unidades comemorativas já não estão mais disponíveis, e informa que o Gol será substituído pelo Polo Track .
O Polo Track traz o mesmo motor 1.0 aspirado e transmissão manual de 5 velocidades que o Gol Last Edition, além de lanternas e para-choques exclusivos .
Segundo o site da fabricante, o modelo está disponível por R$ 79.990 , mas em oferta especial de lançamento até o dia 30 de novembro.