A mais recente parceria da Volkswagen Caminhões e Ônibus irá ofertar para os clientes do caminhão elétrico e-Delivery soluções de carregamento que utilizam energia solar .
A iniciativa é fruto do acordo entre VWCO e a Brasol , empresa do Grupo Siemens que é responsável por instalar , operar e realizar manutenção de equipamentos a um custo fixo para o cliente, que terá acesso aos benefícios econômicos e práticos de contar com um caminhão elétrico abastecido por energia limpa e de geração própria .
Os pacotes oferecidos podem incluir apenas o carregador , apenas os painéis que captam energia solar , ou o conjunto completo. Após o fim da vigência do contrato de locação , o contratante passa a ser proprietário dos equipamentos, sem custo adicional .
A energia gerada pelos painéis solares não precisa ser exclusivamente utilizada pelos caminhões elétricos , e podem ser aproveitadas em outras operações da empresa contratante, proporcionando uma maior economia nos custos de energia elétrica.
A Brasol passará a fazer parte do e-Consórcio , uma iniciativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus que oferece consultoria para tornar a mobilidade elétrica mais viável para seus clientes e parceiros.
O consórcio integra empresas como ABB , Bosch , CATL , Eletra , Moura , Siemens e Weg , além de uma equipe especializada para atender e orientar os clientes sobre a melhor solução de carregamento e energia a ser aplicada, pensando sempre na relação custo x benefício da operação.
O Volkswagen e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico oferecido pela marca no Brasil e está disponível em duas versões , ambas com 300 kW (408cv) de potência e 2.150 Nm de torque disponíveis instantaneamente.
A variável entre as versões é apenas o Peso Bruto Total (PBT) , que pode ser 11.4 ou 14.5 toneladas , que nessa opção ganha um terceiro eixo , e a autonomia declarada dos modelos é de 110 km para o modelo com três packs de baterias (105 kWh) e 250 km na opção com seis packs (190 kW).