A moto aquática Orca Performance tem linhas fluidas e bom acabamento
Divulgação
A moto aquática Orca Performance tem linhas fluidas e bom acabamento

É, a onda dos veículos elétricos já chegou na água. A Ventura Marine , empresa brasileira com 40 anos de experiência na fabricação de barcos , começa a comercializar no Brasil a moto aquática Orca Performance , de propulsão elétrica .

A moto aquática Orca Performance é produzida no Canadá pela Taiga Motors Corporation , líder mundial na fabricação de veículos off road elétricos . O acordo entre a Taiga e a Ventura prevê exclusividade na comercialização dos veículos no Brasil, Argentina, Chile e Paraguai .

A Orca Performance é uma versão mais acessível da moto aquática Orca Carbon , comercializada pela Taiga no Canadá e que utiliza casco de fibra de carbono

De acordo com o importador, a Orca Performance é movida por um motor-inversor de até 120 kw de potência (o equivalente a cerca de 160 cv ), impulsionando o veículo com um torque de 17,3 kgfm , capaz de levá-la à velocidade de 100 km/h . Assim como um automóvel ou uma motocicleta elétrica, esse torque é praticamente instantâneo , o que faz com que a aceleração de arrancada seja muito forte.

A reação do motor elétrico é quase que instantânea
Divulgação
A reação do motor elétrico é quase que instantânea

O importador informa ainda que a bateria de íon de lítio, que é posicionada no casco abaixo da linha d’água, para favorecer o centro de gravidade , tem autonomia de duas horas e pode ser recarregada em uma tomada comum em cerca de oito horas . Com carregador padrão de corrente alternada tipo 2, o tempo cai para três horas e meia e, com o carregador rápido de corrente contínua, que deve ser adquirido à parte, 80% da carga total é obtida em apenas 40 minutos .

Para conhecer o novo produto, a Ventura Marine organizou para a imprensa um test-drive na represa do Guarapiranga , em São Paulo, quando eu pude experimentar a Orca por um breve período. Breve mesmo: uma moto aquática não tem as mesmas reações de uma motocicleta, de forma que eu precisaria de muito mais tempo para voltar a “pegar a mão” na água.

A voltinha, no entanto, foi bastante produtiva, pude sentir o potencial da Orca, que já no primeiro programa de potência (são três modos de pilotagem e de picos de potência) oferece uma grande dose de emoção e diversão .

A moto aquática Orca Performance já está sendo vendida ao preço de R$ 149.900 , com garantia de três anos para a bateria . A grande vantagem da moto aquática elétrica é a quase praticamente nula necessidade de manutenção periódica , o que em uma versão com motor a combustão, é crítica para veículos que funcionam em ambiente úmido.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!